COMUNICAÇÃO
Conversas sobre masculinidade serão promovidas pela Defensoria Pública
As ações fazem parte da campanha de enfrentamento à violência contra mulher
Em prol da campanha mundial 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através do Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem, realizará uma série de ações este ano. Palestras nas unidades de atendimento, bem como o lançamento de material informativo nesta quinta-feira, 6, farão parte da programação promovida pela Instituição. A campanha é uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público que objetiva conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres.
Com o tema “Conversando sobre masculinidades” as palestras ocorrerão, às 9 horas, na Casa de Acesso à Justiça I, na unidade de Feira de Santana e na Penitenciária Lafaiete Coutinho. A atividade, que integra o projeto Sala de Espera da DPE/BA, terá os defensores públicos Rodrigo Assis, Maurício Moitinho e Marcos Fonseca como os responsáveis pelo bate-papo, respectivamente.
Na ocasião, será distribuído o folder Papo Reto – Conversando sobre Masculinidades. Esclarecimentos acerca da Lei Maria da Penha, as diferenças entre masculinidade e feminilidade, como mudar diante do comportamento reproduzido pela sociedade são alguns dos conteúdos que constam no material informativo.
Também será entregue aos presentes um laço branco como forma de demonstrar repúdio aos atos de violência contra a mulher. A simbologia surgiu após o assassinato de 14 mulheres no ano de 1989, no interior de uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Um homem, de 26 anos, invadiu o local, pediu que os homens se retirassem e começou a atirar enfurecidamente, matando 14 mulheres com tiros à queima roupa e suicidando-se em seguida. Em uma carta deixada por ele, o atirador afirmava que havia agido daquela forma por não suportar ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente voltado para o público masculino.
No Brasil, a campanha vem sendo difundida pelo Instituto PAPAI, de Recife, desde 2001, através de atividades em escolas, delegacias e empresas.
SERVIÇO
Palestra – Conversando sobre masculinidades
Horário – 9h
Locais:
Casa de Acesso à Justiça I – Rua Arquimedes Gonçalves, nº 271, Jardim Baiano (Salvador).
Casa de Acesso à Justiça – Rua Germiniano Costa, nº 212, Centro (Feira de Santana).
Penitenciária Lafaiete Coutinho – Rua Regional, Castelo Branco.