COMUNICAÇÃO
Cooperação entre Defensoria e SSP vai garantir atendimentos itinerantes em bairros de Salvador
A partir de setembro desse ano moradores do Calabar, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Rio Sena contarão com serviços de todas as áreas de atuação da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA a serem prestados no próprio bairro. Através de uma parceria entre Defensoria estadual e Secretaria de Segurança Pública, a DPE levará os serviços da instituição durante quatro sextas-feiras do mês a uma comunidade escolhida previamente por meio da ação Defensoria Cidadã Itinerante. Os atendimentos acontecerão nas bases comunitárias de Salvador, Região Metropolitana e no interior do estado. Os lugares foram escolhidos segundo critérios como alto índice de violência e vulnerabilidade social.
A primeira comunidade a receber o projeto será o bairro de Calabar, a partir do dia 4 de setembro. A cada sexta-feira do mês, uma equipe da Defensoria Pública formada por defensores públicos e técnicos realizará palestras, atendimentos, orientações jurídicas e coletas de material genético para reconhecimento de paternidade, entre outros serviços, gratuitamente. Depois de quatro semanas, o projeto muda de bairro e se instala em uma nova base comunitária, sempre com atendimentos às sextas-feiras. Depois do Calabar, o projeto prosseguirá na comunidade do Rio Sena (outubro), e Nordeste de Amaralina (novembro).
"Pessoas que precisarem dos serviços da Defensoria em todas as suas áreas – Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Crime, Cível, Pessoa Idosa, Consumidor, Curadoria terão a oportunidades de contar com o nosso atendimento no próprio bairro, sem precisar se deslocar para as unidades da instituição. Queremos com isso aproximar a Defensoria Pública do cidadão", explicou a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi. Em 2016, a previsão é que a ação seja ampliada para as Bases Comunitárias de Fazenda Coutos, Bairro da Paz, São Caetano, Uruguai e Águas Claras.
Já no interior, o primeiro município a receber o projeto será Itabuna, no sul do Estado, a partir de 18 de setembro. A cidade com quase 200 mil habitantes contará com os serviços itinerantes da DPE na Base Comunitária de Segurança Monte Cristo, que atende os bairros Monte Cristo, Santa Inês, Antique e Condomínio Pedro Fontes, umas das regiões mais carentes de Itabuna. O projeto acontecerá também nas regionais da DPE em Feira de Santana e Vitória da Conquista, e nas comarcas de Lauro de Freitas e Porto Seguro.
"Com a Ação Cidadã Itinerante efetivamos o objetivo principal da implantação de uma base comunitária de segurança, que é o de levar os serviços do Estado ao próprio bairro daquele morador, fortalecendo a cidadania na comunidade", destacou o defensor público Walter Nunes Fonseca Jr., coordenador executivo das Defensorias Regionais.