COMUNICAÇÃO

Coordenação das Regionais da Defensoria reúne defensores para discutir atuação no interior

22/03/2012 22:13 | Por

Coordenador das regionais da Defensoria Pública, o defensor Ricardo Carillo visitou a unidade de Serrinha (170km de Salvador), na última sexta-feira (16), a fim de aperfeiçoar e fortalecer a atuação da instituição no interior. De acordo com ele, que atua em Salvador, as visitas às comarcas são a representação sistemática da capital no interior. "Escutamos as demandas, recebemos sugestões e fazemos o encaminhamento necessário para que as pendências sejam resolvidas", explica Carillo.

Durante a visita, em Serrinha, os defensores públicos Aldo Sampaio e Helaine Pimentel apontaram a desproporcionalidade entre a demanda e o número de defensores na comarca. "Existem apenas dois cartórios, sendo um cível, com quantitativo de quase 20mil processos em andamento; e outro criminal, com mais de 5 mil. Existe também o Presídio de Segurança Máxima, com quase 500 internos, e ainda com a iminência da criação da Vara da Fazenda Pública", contabilizam os dois únicos defensores atuantes no município.

Para dar continuidade ao trabalho, desde ontem (22), os subcoordenadores das seis regionais - Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Santo Antônio de Jesus - estão reunidos em Feira de Santana. Já amanhã (23), os defensores públicos, que atuam na 1ª Regional também participarão do encontro, que acontece no mesmo município, com a presença da defensora pública geral do Estado, Célia Padilha. O coordenador reitera, ainda, a importância dessas reuniões. "A troca de experiências entre os subcoordenadores é essencial para aperfeiçoar o serviço público prestado pela Defensoria no interior".