COMUNICAÇÃO

Coral Vozes da Defensoria se apresenta na Penitenciária Feminina de Salvador

03/04/2011 19:59 | Por

"Anda com fé eu vou, que a fé não costuma faiá". Ao som desse clássico da música popular brasileira que o coral Vozes da Defensoria, formado por 22 participantes, entre defensores, servidores e estagiários, se apresentou ontem (31), para 34 internas da Penitenciária Feminina de Salvador. O grupo, regido pelo maestro Keiller Rêgo, trouxe no seu repertório músicas de Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Roberto Carlos, encerrando o mês em comemoração ao Dia da Mulher.

Segundo a defensora pública Firmiane Venâncio, que atua no Núcleo de Defesa da Mulher e que coordenou à ação dentro do presídio, a importância dessa atividade é reintegrar e ressocializar as detentas à sociedade através da música. "O papel da Defensoria é mostrar novas perspectivas na sociedade para elas e, neste caso, através da arte e cultura também", explica.

Cheio de ritmo e musicalidade, as vozes emocionaram as internas que cantaram as canções junto com o grupo. A solista do grupo, Thaise Luz, afirma que "a apresentação fora da Defensoria foi muito emocionante, pois sei que passei uma mensagem para elas". Para o maestro Keiller Rêgo, "a arte tem um poder de educar e possibilitar uma aproximação com as pessoas que estão hoje privadas de liberdade, excluída pela sociedade. A proposta do nosso coral é a de integrar e transmitir emoção através do poder que só a arte tem", pontua. Para finalizar a atividade, foram distribuídas ikebanas (pequenos vasos de flores) à todas as internas da penitenciária.