COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Após recomendação da Defensoria, Sempre informa medidas de prevenção ao coronavírus em Instituições para idosos

06/05/2020 16:55 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Recomendação foi expedida pela Defensoria no início de abril de 2020

Após recomendação expedida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA sobre a vacinação às pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPIs de modo a evitar aglomeração de pessoas e, consequentemente, a propagação da Covid-19, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza – Sempre apresentou as medidas de prevenção e proteção para o combate ao novo Coronavírus nos respectivos espaços.

Entre as medidas estão previstas a articulação com a rede municipal e estadual de saúde, através de duas secretarias, solicitando especial atenção para viabilizar vacinações contra H1N1 bem como atualização da caderneta de vacinação das populações de Instituições de Longa Permanência de Idosos. Também será realizado o acompanhamento das unidades onde a vacinação já foi realizada pelas equipes de saúde, assim como das unidades onde a ação está prevista ou agendada.

A Sempre também anunciou doações de colchões, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, kits de limpeza e higienização, além de cestas básicas já entregues pela Sempre a todas as 47 instituições acompanhadas. Também houve levantamento para saber a quantidade de equipamentos de proteção necessários para o uso dos profissionais.

Coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa, a defensora pública Laíse de Carvalho Leite comentou a importância do alinhamento de ações de saúde entre as esferas municipal e estadual, além das demais medidas anunciadas.

“Proteger as pessoas idosas é dever de todos – da sociedade, das famílias e do Estado. A rede de proteção propicia a articulação destes entes, de modo que cada um, em sua esfera de atribuição, possa zelar pelos direitos da pessoa idosa. E a importância da distribuição de EPIs está no fato de estes profissionais servirem como possíveis vetores de transmissão”.

Laise de Carvalho Leite destacou ainda a relevância da recomendação expedida à secretaria. “Tal medida revela-se importante na medida em que grande parte desses idosos é esquecida socialmente. Ademais, em razão das dificuldades vivenciadas, a vacinação deve ser feita com prioridade e no local em que residem”.

Ações de monitoramento nas Instituições

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza também informou que realiza diversas ações de ligadas ao monitoramento das Instituições de Longa Permanência de Idosos. Há o acompanhamento do quadro de saúde respiratória da população longeva abrigada nas instituições, bem como equipe de colaboradores.

Está previsto ainda que a equipe técnica da Diretoria de Proteção Social Especial – DPSE realize o monitoramento de todas as instituições, a cada dois dias, para verificar se as medidas de prevenção e proteção estão sendo aplicadas corretamente.

A Sempre destacou também que as ações já realizadas incluíram o envio de notas técnicas por meio eletrônico a todas as instituições de longa permanência com base em orientações dos órgãos competentes – tais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – Sesab e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador – SMS.

Acolhimento afetivo e prevenção à Covid-19

A coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa também comentou é possível colocar em prática ações contra à Covid-19 que ultrapassam a questão física, que é o cuidado com a saúde mental dos idosos.

“Em tempos de isolamento social, devemos nos valer do acolhimento afetivo e ter muito cuidado ao conscientizar as pessoas idosas para ficarem em casa. Não se deve propagar vídeos com imagens em que se deprecia ou se tem uma postura jocosa de idosos que querem sair de casa. Alguns deles podem, inclusive, ter algum tipo de demência. Então, não se deve infantilizar a pessoa idosa”, finaliza.