COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Com auxílio da Defensoria, condôminos de Itabuna têm serviços de água regularizados

11/05/2020 17:00 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Defensoria interviu junto à Emasa para solucionar problemas com água imprópria nos condomínios do bairro Novas Ferradas

Os moradores dos condomínios Jubiabá e Gabriela, no bairro Novas Ferradas, em Itabuna, já estão com água limpa nas torneiras. Os condôminos haviam passado cerca de 20 dias recebendo água escura e com mau cheiro e procuraram a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para auxiliarem com a melhoria da situação junto à Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa.

Após oficiar à empresa, a Defensoria recebeu a resposta da Emasa na sexta-feira, 8, informando que a estação de tratamento havia sido adequada para adicionar substância filtrante no processo e com este método “foi possível retirar o gosto e odor anteriormente presentes na água”.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Condomínio Gabriela, Cosme Ramos, desde o sábado, 9, a água que chega às residências é clara e utilizável, embora ainda tenha um “leve odor”. Ele acredita que isso se deva ao fato da tubulação e os tanques ainda apresentarem resquícios da água fornecida antes e vai aguardar a melhora completa do serviço, que hoje ele avalia que tenha 70% de qualidade. 

“O fedor era demais, muita gente com os tanques sujos, com mau cheiro. Depois de suspender o fornecimento de água, eles [a Emasa] cederam tanque de água potável por duas semanas. Agora que voltou a cair, a água está melhorando”, conta Cosme. Para ele, o atendimento da Defensoria foi essencial para a normalização do serviço. “É importante ter uma Instituição como essa para defender a gente”, agradeceu.

 Para a defensora pública Elen Salaberry Pinto – que oficiou à Emasa junto a defensora Aline Brito Muller – isso demonstra o quanto é importante a DPE/BA estar atenta às demandas da comunidade mesmo em tempo de distanciamento social . “Com essa atenção, conseguimos impactar positivamente, resolver as situações de forma mais rápida, extrajudicialmente”, comentou.

Água imprópria

De acordo com a Emasa, verificou-se em uma inspeção que o problema supostamente decorreu de uma descarga de fundo feita na barragem de Itapé, o que comprometeu a qualidade da água em localidades para onde corre o rio Colônia. 

Segundo a empresa, “apesar de atípico esse é um processo comum em sistemas de barramento” e outras pessoas também reclamaram da qualidade da água do rio Cachoeira. Destacou que, mesmo durante o período em que a água apresentou características incomuns, manteve-se isenta de contaminação.

Atendimentos Defensoria

Para os casos urgentes, os cidadãos podem procurar a Defensoria pelos telefones 129 ou 0800 071 3121, das 8h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira, tanto na capital quanto no interior. Nos fins de semana, o contato pode ser feito celular (71) 99913-9108 ou pelo e-mail plantao@defensoria.ba.def.br.

Também está disponível o agendamento do atendimento de maneira on-line no site agenda.defensoria.ba.def.br; pelo aplicativo Defensoria Bahia, para sistemas Android; e por mensagem (messenger) na página Defensoria Bahia, no Facebook.