COMUNICAÇÃO
CORONAVÍRUS – Índios Tupinambá de Olivença recebem doação de alimentos e máquina de costura de integrantes da Defensoria
Povo indígena que vive nos arredores de Ilhéus tinha feito apelo por itens nas redes sociais
Em um ato de solidariedade, vinte e um defensores públicos que atuam na Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reuniram-se e fizeram uma doação para os índios Tupinambá de Olivença da aldeia Tukum, que vivem nos arredores de Ilhéus. A contribuição foi feita após pedido que este povo indígena realizou por suas redes sociais para itens que precisavam devido a dificuldades ocasionadas pela pandemia de coronavírus.
A ação entregou aos índios Tupinambá de Olivença uma máquina de costura, para que eles possam produzir suas próprias máscaras de prevenção à Covid-19, além de outros 24 kits com diversos alimentos (feijão, arroz, macarrão, farinha, açúcar, óleo, entre outros) e mais 20 unidades de álcool em gel.
Segundo a defensora pública Juliana Klein, que atua na sede da Defensoria em Ilhéus e esteve na entrega dos itens, o exercício da empatia para ajudar aos outros é importante, mas isso deve ser apenas o ponto de partida para o aumento do comprometimento social.
“A empatia serve, antes de tudo, para orientar nossas ações. Espero que esse trágico período em que vivemos resgate ou amplifique em cada um de nós o senso de responsabilidade e comprometimento social e que assim, na medida das nossas possibilidades, possamos impactar positivamente a vida do outro”, afirmou Juliana Klein.
Na entrega dos itens, que não pôde ser realizada na aldeia para preservar o isolamento da comunidade por conta da pandemia da covid-19, o cacique Ramon, representante dos Tupinambá de Olivença, declarou que seu povo têm sofrido bastante não apenas por conta do coronavírus, mas também pela degradação ambiental que têm ocorrido em virtude da expansão imobiliária na região de Olivença, distrito de Ilhéus. Tais ações vêm obstruindo nascente e córregos, comprometendo a comunidade indígena que depende da pesca para sobreviver.
Participaram da doação dos itens aos índios Tupinambá de Olivença da aldeia Tukum os seguintes defensores públicos: Rafson Ximenes, Walter Nunes Fonseca, Fabíola Pacheco de Menezes, Leonardo Salles, Valéria Teixeira Souza, Rodrigo Rocha Meire, Cristiane da Silva Barreto, Flávia Amaro Duval, Juliana Klein, Aline Müller, Carina Góes, Rita de Cássia Moure Orge Lima, Júlia Baranski, Mônica Aragão, Tiago Brito, Carla Guenem, Laís Daniela Sambüc, Bruna Peixoto, Marcos Fonseca, Ana Carolina San Martin Araújo e João Lucas Neto.