COMUNICAÇÃO
CORONAVÍRUS – Jovens que cumprem medidas socioeducativas recebem vacinação contra influenza após intervenção da Defensoria
Vacina ocorreu nas CASEs masculina e feminina de Salvador
Jovens e adolescentes internos que cumprem medidas socioeducativas nas CASEs masculina e feminina de Salvador receberam vacinação contra a Influenza (gripe), conforme informou a Fundação da Criança e Adolescente (Fundac). A ação ocorreu após intervenções da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que no mês de março emitindo recomendações para que a Secretária Municipal de Saúde (SMS) priorizasse a vacina para este grupo.
A imunização alcançou 148 internos e também os profissionais que atuam nas CASEs e estavam presentes nos dias programados. Mesmo sem apresentar eficácia contra o novo coronavírus, a vacina contra influenza colabora com a prevenção da sobrecarga do Sistema Único de Saúde em momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Isso porque o expediente auxilia os profissionais de saúde a descartarem diagnósticos de gripes em casos suspeitos.
De acordo com orientações estabelecidas pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, os jovens nestas condições integram o segundo dos grupos prioritários na campanha de vacinação contra a gripe, logo atrás de maiores de 60 anos e profissionais de saúde.
A iniciativa foi assinada pela defensora pública e coordenadora da Especializada de Defesa das Crianças e dos Adolescentes, Gisele Aguiar Argolo.
Relembre as recomendações