COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Prefeitura de Santo Antônio de Jesus mantém vacinação às gestantes após questionamentos da Defensoria

24/04/2020 19:37 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Medidas visam dar continuidade às ações de cuidado no pré-natal e evitar aumento no número de comorbidades

A vacinação de gestantes e puérperas – mulheres que se encontram de resguardo por conta do período pós-parto – residentes em Santo Antônio de Jesus está mantida, de acordo com a prefeitura local. A informação foi confirmada à Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em ofício encaminhado por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o documento expedido pelo Município, “foram tomadas todas as medidas visando a não descontinuidade das ações de cuidado no pré-natal de todas as gestantes, evitando assim aumento no número de comorbidades e agravos”. Desta forma, há a garantia de atendimento em meio ao cenário epidemiológico da pandemia gerada pelo novo Coronavírus.

O Município destaca que as atividades de vacinação de rotina foram retomadas a partir das orientações do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis feitas a partir do ofício 173/2020, o qual tornou sem efeito o adiamento da vacinação de rotina no Sistema Único de Saúde durante a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra Influenza (Ofício nº 50/2020).

Defensora pública que atua em Santo Antônio de Jesus, Natalie Navarro destaca a importância de garantir vacinação para mulheres nesta condição. “A vacina para gestantes é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê. A gravidez é um estado fisiológico que predispõe as mulheres a complicações respiratórias da infecção viral, o que gera um risco potencial. Assim, as grávidas, nesse momento, devem ter uma especial atenção”, afirma.

Natalie Navarro ressalta que a DPE/BA fará o acompanhamento e se coloca à disposição da população para a garantia da continuidade do atendimento e acompanhamento médico às gestantes e puérperas durante a pandemia, por meio do canal de atendimento 129 ou 0800 071 3121.

Atendimentos médicos

A Secretaria de Saúde também informou que estão mantidos os atendimentos médicos e acompanhamento às mulheres que se encontram nas condições citadas. Estes serão realizados a partir de uma nota técnica emitida pela Secretaria Estadual de Saúde para prezar pela proteção à saúde das gestantes (de risco normal, alto risco ou hospitalizadas), puérperas e crianças menores de 2 anos.

A nota técnica também aborda as formas de restrição à disseminação do Coronavírus SARS-CoV-2 e medidas de controle do processo epidêmico da Covid-19.