COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Solicitação da Defensoria em Guanambi é atendida e membros realizam testes após aumento de casos de Covid-19 na cidade

07/12/2020 17:41 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado

Exame para detecção da Covid-19 no público interno na Defensoria foi realizado como reforço das medidas de prevenção à doença e as amostras seguiram para análise do Laboratório Central

No dia em que o número de casos ativos do novo coronavírus em Guanambi, no sudoeste do estado, cresceu e registrou mais 83 em 24 horas, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA teve sua solicitação atendida pela Secretaria Municipal de Saúde e, de forma preventiva, defensores(as) públicos(as), servidores(as) e colaboradores(as) que atuam na unidade da Instituição na cidade fizeram testes para detecção da Covid-19.

Realizado na última quarta-feira, dia 2, quando este aumento no número de casos foi registrado na cidade, o exame do tipo RT-PCR foi coletado pelos profissionais de saúde na sede da Defensoria e as amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN para análise. Os resultados estão sendo aguardados.

De acordo com a defensora pública Deliene Martins de Carvalho, que atua na unidade e fez o pedido à Secretaria de Saúde, não havia nenhum caso suspeito na Instituição e os testes foram realizados como reforço das medidas preventivas adotadas pela Defensoria desde o início da pandemia e, principalmente, quando os atendimentos presenciais foram retomados, e limitados a 30%, no início do mês de novembro.

“Ainda aguardamos os resultados, mas a realização dos testes foi muito importante para a segurança de nossos membros e dos assistidos que acessam a nossa sede, uma vez que está sendo verificado um aumento do número de casos na cidade. O secretário de Saúde do município, Manoel Paulo Fraga Rodrigues, atendeu ao nosso pedido e autorizou a realização dos testes em razão do nosso trabalho de lidar com grande volume de pessoas. Esta autorização demonstra a boa relação institucional entre a Defensoria e o Município”, contou a defensora pública Deliene Martins de Carvalho.

Boletim Epidemiológico

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico do município, até às 19h40 de domingo, dia 6 de dezembro, o total de casos confirmados de coronavírus na cidade é de 1.600 desde o início da pandemia e, destes, 9 óbitos foram registrados e 133 casos estão ativos.

O Boletim também aponta que 1.178 pessoas aguardam o resultado do exame, como é o caso dos(as) defensores(as) públicos(as), servidores(as) e colaboradores(as)  da Defensoria.