COMUNICAÇÃO

Corregedora da Defensoria baiana é empossada nova presidente do CNCG

31/03/2016 17:43 | Por Daniel Gramacho (Texto) e Luciana Costa (Foto)

Palestras sobre o sistema prisional baiano e brasileiro, com representantes do Depen e Seap também marcaram o evento

A corregedora geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, Maria Auxiliadora Teixeira, tomou posse como presidente do Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, Distrito Federal e União – CNCG. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep.

"É um momento ímpar. Eu vou tentar focar não só na disciplina, organização, crescimento e visibilidade, como também vou tentar fazer um trabalho conjunto, com todas as defensorias públicas do Brasil visando uma melhoria principalmente no sistema prisional, tendo em vista o alto número de pessoas em situação prisional no Brasil. Vamos tentar desenvolver enunciados e projetos para minimizar o sofrimento dos vulneráveis do sistema prisional", defendeu a presidente eleita pelo órgão colegiado. Maria Auxiliadora falou ainda sobre medidas para fortalecer as defensorias públicas, através das corregedorias, e melhorias no atendimento às pessoas que não podem custear um advogado.

Para o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a escolha da corregedora baiana para presidir o conselho demonstra a seriedade do trabalho feito na Defensoria estadual. "É importante ter uma defensora pública da Bahia presidente do Conselho Nacional de Corregedores Gerais porque demonstra a forma como a Defensoria baiana é vista nos últimos anos fora do Estado. É importante termos uma corregedoria próxima dos defensores e dos usuários também, e o momento é de alegria. Segundo o DPG, a aproximação entre o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege e o Conselho Nacional dos Corregedores podem juntos levar a um melhor serviço prestado pelos defensores à população.

PALESTRAS

A cerimônia de posse contou ainda com as palestras do diretor do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN do Ministério da Justiça, Renato de Vitto, com o tema "Defensoria Pública no Cárcere", e do secretário de administração penitenciária e ressocialização – Seap, Nestor Duarte, sobre o sistema prisional baiano.

Defensores públicos da capital, interior e de outros estados estiveram na cerimônia, além de diversas autoridades. Marcaram presença ainda a juíza corregedora, Liz Andrade; o corregedor geral da secretaria de segurança pública, Nelson Gaspar; a corregedora assistente da Polícia Civil, Suzi Brandão; o corregedor da SEAP, Demóstenes Souza; o superintendente de gestão prisional, major da Polícia Militar, Júlio César Ferreira dos Santos, dentre outros.