COMUNICAÇÃO

CRAVOLÂNDIA – Cidade ganha um novo capítulo de sua história com a atuação da Unidade Móvel da Defensoria

29/05/2019 14:18 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Durante os dois dias em que a UMA esteve na cidade foram atendidos 168 moradores

Conhecida como a terra fundada pelo pai do artista plástico Mário Cravo Junior e avô do fotógrafo Mário Cravo Neto, a cidade de Cravolândia, no centro sul da Bahia, incluiu mais um capítulo em sua história. Nesta quarta-feira, 29, pelo segundo dia consecutivo, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA continuou atuando na cidade e atraiu mais 85 moradores. Nos dois dias da visita, foram totalizados 168 atendimentos.

“Esta visita de vocês vai entrar para a história de nossa cidade”, confirmou a agricultora Suely Silva, 38 anos, que foi à Unidade Móvel com a filha e o esposo para realizarem o tão esperado sonho da paternidade socioafetiva. “O pai que ela conhece é ele, é o que dá todo amor e que convive com ela desde pequenininha. Assistimos uma novela que tinha um caso assim e nunca imaginamos que isso seria possível na vida real, mas vocês chegaram e nos provaram que esse nosso sonho vai virar realidade”, contou a mãe. “Na novela demorou, mas aqui é tudo rápido”, acrescentou a filha, a estudante S.K.S.C., de 17 anos, que já saiu da Unidade Móvel direto para o cartório para entregar o termo de averbação encaminhado pela Defensoria.

“Com a Defensoria não existe a palavra nunca”

Quem também considerou a visita da Defensoria como importante para a história da cidade e para a sua própria história de vida foi a dona de casa Sônia Maria dos Santos, de 47 anos, que há cerca de um mês teve sua casa destruída pela forte chuva que atingiu Cravolândia e, aos poucos, está reconstruindo sua vida. “Só sobrou a geladeira, o sofá e a minha vida e do meu filho ”, contou a dona de casa, que foi até à Unidade Móvel para relatar que o pai do filho nunca aceitou um acordo de alimentos.

“Com a Defensoria não existe a palavra nunca. Foi só mandar a carta-convite para ele e pronto”, comemorou a dona de casa, que, após a mediação e conciliação feita pelo defensor público Ricardo Carillo, conseguiu firmar um acordo extrajudicial de alimentos com o pai do pequeno J.V.S.F., de 7 anos.

Rumo a Milagres

Além do defensor Ricardo Carillo, este segundo dia da Unidade Móvel na cidade contou com a atuação do coordenador Marcus Vinícius Lopes de Almeida e servidores de Salvador. “A Unidade Móvel chegou para mudar a rotina de Cravolândia. Apesar de ser uma cidade com um pouco mais de cinco mil habitantes, uma das menores que já visitamos, e com carência em todas as áreas, a população confiou na Defensoria Pública e compareceu para resolver seus problemas. Foram muitas cartas-convites aceitas e muitos acordos extrajudiciais realizados sobre alimentos, guardas e direitos de visitas e também exames de DNA. Quanto menor a cidade, maior a necessidade da presença da nossa Instituição”, percebeu o coordenador Marcus Vinícius.

Agora, a UMA, como é mais conhecida, continua sua rota pela região do Vale do Jiquiriçá e, amanhã e sexta, estará na cidade de Milagres e atenderá aos moradores na Avenida Conrado Menezes, em frente ao CRAS, no centro da cidade, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.