COMUNICAÇÃO

Cresce número de atendimentos não penal pela Defensoria Pública

07/02/2016 16:30 | Por Vanda Amorim DRT/PE 1339

Aumento é atribuído às ações itinerantes dos defensores públicos e o apoio da mídia

Em três dias do Plantão do Carnaval a Defensoria Pública já registrou 101 visitas/atendimentos na área não penal. O número representa 64,7 % do total de atendimentos realizados nesta área no plantão de 2015 em todo o Carnaval. O quadro envolve intervenção para internações ou transferências entre unidades hospitalares e acolhimento de menores em centros de convivência comunitária. Os dados fazem parte do balanço apresentado pela Defensoria neste domingo, 7, na reunião de avaliação dos serviços prestados no Carnaval, que acontece todos os dias pela manhã no Comando Geral da Polícia Militar.

"Essa estatística reflete a expectativa que apresentamos à imprensa antes de iniciarmos o plantão, que é o aumento da demanda por parte das pessoas que não estão brincando o Carnaval, somadas às que são identificadas nos postos fixos e itinerância da Defensoria", avaliou o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo. Os casos que chegam à sede do Plantão, no Canela, têm contado com o apoio de assistente social, uma das novidades implantadas pela Defensoria no Carnaval deste ano. Nessas visitas/atendimento já foram beneficiadas pelo menos 600 pessoas.

O aumento do número de atendimentos na área não penal se dá, na avaliação da coordenadora-geral do Plantão do Carnaval da DPE, Firmiane Venâncio, pela intensificação da itinerância, quando a equipe de defensores públicos inspeciona unidades de saúde e centros de acolhimento, entre outros locais. A defensora ressalta que a antecedência com que a Defensoria começou a atuar em preparação ao plantão, fazendo contatos interinstitucionais: "Contatar as redes potencializo o atendimento que disponibilizamos". Firmiane credita, ainda, ao apoio dos veículos de comunicação na divulgação do Plantão do Carnaval.

O Plantão do Carnaval da Defensoria Pública está sediado na Rua Pedro Lessa, 123, Canela. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3117-6951 ou pelo e-mail plantaocarnaval@defensoria.ba.gov.br.