COMUNICAÇÃO
CRISTÓPOLIS – DPE/BA faz mutirão para abertura de exames de DNA e tem êxito em conciliações
Ações terão sequência e seguirão também no mês de setembro
A cidade de Cristópolis recebeu novamente a equipe da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA de Barreiras, desta vez para um mutirão voltado à abertura de 13 exames de DNA, realizados no início de junho de 2019. Entre os resultados constatados positivos, todos resultaram em êxito na conciliação a respeito do registro de paternidade. Os pais também firmaram compromissos de arcar financeiramente com o pagamento de pensão alimentícia.
As ações foram realizadas no dia 19 de agosto com a presença da assistente social Carina Boing, da servidora pública Walquíria e da defensora pública Laís Daniela Sambuc. “Durante o mutirão de abertura de DNA, percebemos que várias crianças viviam em uma situação financeira bastante precária, visto que não contavam com a ajuda financeira do pai. Em razão disso que tivemos a ideia de realizarmos o mutirão na cidade de Cristópolis”, destacou a defensora.
Secretaria de Educação
A equipe da DPE/BA de Barreiras também se reuniu com o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município, Flávio Vasco; e integrantes da área de assistência social. O encontro viabilizou uma nova sequência de atividades da Ação Cidadã Sou Pai Responsável em Cristópolis durante o mês de setembro a fim de contemplar todas as crianças matriculadas em escolas públicas locais que não têm o nome do pai no registro.
Para potencializar o alcance do objetivo, a secretaria realizará campanhas na cidade, com o material de divulgação da DPE/BA, para atender ao máximo de crianças possível. Na opinião da defensora Sambuc, a levar a campanha para o município é fundamental. “Isto permite às pessoas que não têm o nome do pai no registro terem o seu direito efetivado, tanto de saber sobre a sua origem biológica, quanto de buscar o direito à ajuda financeira para o seu sustento”, destaca.