COMUNICAÇÃO

CRISTÓPOLIS – DPE/BA discute direitos da criança e do adolescente em Conferência

26/11/2018 15:47 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA

A atividade reuniu crianças, adolescentes, autoridades regionais e comunidade em geral

Com o objetivo de debater o enfrentamento dos mais diversos abusos que crianças e adolescentes sofrem no dia a dia, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou da 4ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. A atividade foi organizada pela Prefeitura de Cristópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, e reuniu crianças, adolescentes, autoridades regionais e comunidade em geral.

“A Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente é um evento de suma importância no sentido de oportunizar o debate e a formulação de políticas públicas em prol das crianças e adolescentes”, disse a defensora pública Nathiele Pereira Ribeiro, que atua em Barreiras, que fica a 72 km de Cristópolis.

Para o servidor da Defensoria, Ricardo Matheus Pereira dos Santos, o evento viabiliza a tratativa de questões voltadas à efetivação dos direitos e garantias fundamentais de crianças e adolescentes, estabelecendo diretrizes para a consecução de tal finalidade e contribuindo para o fortalecimento da rede de proteção composta por todas as instituições que militam em prol dos interesses da infância e da juventude.

“Essa é a 4ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. Esse evento é de extrema importância para determinar o futuro. A ideia do evento é apresentar propostas de como melhorar a vida das nossas crianças e nossos adolescentes para enfrentarmos os abusos sejam eles sexuais, psicológicos ou materiais. É uma conferência de enfrentamento”, disse a secretária de Assistência Social, Manoela Nascimento.

Na ocasião, o prefeito de Cristópolis, Gilson Nascimento, reiterou o compromisso de defender os direitos da criança e o adolescente dando como exemplo a criação dos Jogos Escolares de Cristópolis – JEC, que culminou na diminuição em cerca de 90% da evasão escolar.