COMUNICAÇÃO
Defensoria Pública promove curso de capacitação em conciliação e mediação de conflitos
O curso é promovido através de parceria da Defensoria Pública com o Núcleo Observatório de Pacificação Social da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu nesta sexta-feira, 05, a terceira aula do módulo prático do Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação de Conflitos. Servidores e defensores públicos participaram no período da manhã simulações de mediação e durante a tarde, atuaram como observadores nas sessões reais de mediação, que foram conduzidas pelos instrutores do Núcleo Observatório de Pacificação Social da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
“Hoje eles começaram a fazer a observação da prática real em mediação. Todos os casos que ocorreram aqui foram com problemas reais. Saímos da experiência simulada para a participação de uma situação real, onde é possível experimentar o sentimento de uma pessoa que está enfrentando uma situação de conflito”, ressalta a instrutora do curso Rejane Ramos.
No término de cada sessão, os instrutores analisaram o procedimento com os observadores sobre o que foi feito pelo mediador, o que foi dito pelas partes e as ferramentas utilizadas na mediação do caso real.
A comerciária Eliete Macedo, assistida pelo Núcleo, se sentiu satisfeita com a possibilidade de resolver uma situação através da conversa. “Daremos continuidade ao procedimento. Fico muito feliz em saber que existe na nossa cidade um núcleo que pode nos auxilia em certos tipos de conflitos. Perceber o envolvimento das pessoas em ajudar é muito gratificante”, contou a comerciária.
O curso, que é realizado de forma simultânea em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro, é voltado para as áreas do Direito, Serviço Social e Psicologia e tem como objetivo capacitar a equipe da Defensoria Pública para garantir mais acesso a direitos aos assistidos, trabalhando também na diminuição de conflitos de diversas naturezas e âmbitos.
A próxima aula será realizada no dia 19 de outubro, onde os servidores e defensores públicos irão atuar como mediadores, aplicando as ferramentas e as técnicas ensinadas no curso teórico.