COMUNICAÇÃO

Curso de Capacitação para estagiários da Defensoria debateu gravidez na adolescência

30/05/2011 23:37 | Por

O auditório do Colégio Estadual Manoel Novais, localizado no Canela, ficou lotado na manhã do último sábado (28) com a presença de quase 100 estudantes de nível médio que estagiam na Defensoria Pública do Estado e da Fundação Cidade Mãe. Todos eles compareceram para participar do Curso de Capacitação para Estagiários de Nível Médio, realizado pela Escola Superior da Defensoria - Esdep. O encontro proporcionou uma dinâmica para os estagiários com esclarecimentos sobre sexualidade, métodos anticoncepcionais, entre outros temas.

Logo após os debates, os estudantes assistiram o filme "Acorda Raimundo Acorda", que abordava a vida cotidiana de um casal, porém, de maneira inversa, o homem fazia o papel da mulher, e a mulher o papel do homem. Uma palestra sobre Paternidade e Maternidade Responsável foi ministrada pelo biólogo Anderson Mota, que trabalha na Secretária de Saúde de Lauro de Freitas. "O objetivo dessa palestra foi interargir com eles e despertar nos jovens a responsabilidade sobre suas escolhas", afirma o palestrante, que conclui parabenizando a Defensoria pelo desenvolvimento dos estagiários, que são participativos, e pela iniciativa de discutir assuntos como esses". Anderson falou ainda sobre a gravidez na adolescência, suas consequências e o que pode ser feito para não engravidar precocemente. As doenças sexualmente transmissíveis - DSTs também foram abordadas durante a palestra, além dos cuidados que os adolescentes devem ter para não contrai-las, a importância do uso da camisinha e as formas de prevenção, o que permitiu que os estagiários tirassem suas dúvidas sobre os assuntos.

"Nosso foco é sempre conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência, aperfeiçoar os estagiários para atuar na Defensoria, trazer informações para serem discutidas, formar eles para o ambiente de estágio e para a vida", é o que declara Rita Oliveira, pedagoga que atua na Esdep. E em relação ao tema proposto afirma: "Esse tema foi escolhido pelos estagiários nos cursos anteriores e é isso que o curso quer proporcionar, um espaço para a reflexão e sugestões", pontua.

A estudante Lucilene Santos, que estagia no Fórum Ruy Barbosa, "diz que essa o estágio abriu sua visão social, a fez crescer e ganhar uma carga de conhecimento muito grande, o que a preparará para ingressar futuramente no mercado de trabalho e principalmente conviver com as pessoas, pensar no próximo". Para ela os cursos de capacitação são muito importantes, pois entre tantos assuntos debatidos trazem conhecimento para levar para vida toda e nos faz refletir sobre o trabalho da Defensoria. "O papel da instituição é importantíssimo, pois oferece acesso gratuito à justiça para pessoas que não tem condições de pagar advogado e isso é uma forma de exercer cidadania", concluiu.