COMUNICAÇÃO

Custodiados do Conjunto Penal de Juazeiro iniciam curso de cultivo de hortaliças e legumes

20/12/2024 12:28 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

A realização do curso em parceria com a UNEB foi uma iniciativa da DPE/BA, a formação vai contribuir com a ressocialização dos(as) internos(as) e para remição da pena.

Os(as) internos(as) do Conjunto Penal de Juazeiro começaram a desenvolver habilidades para cultivo de hortaliças e legumes dentro da unidade prisional. Com o curso de olericultura iniciado na última segunda-feira, 16, além das competências adquiridas para criação de uma horta, os(as) participantes terão direito a remição da pena.

A formação acontece através de uma parceria entre Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

Para a coordenadora da 5ª Regional da DPE/BA, sediada em Juazeiro, Paula Almeida, além de garantir rotina produtiva aos reeducandos(as), o curso também dá uma expectativa de atividade remunerada no futuro fora do Conjunto Penal. “O  curso viabiliza a educação, a dignidade, dá uma expectativa e os(as) empodera em relação à capacidade de realizar atividades produtivas. É super produtivo”, avalia. 

O defensor público Wesclei Pedreira, que é titular de Execução Penal no CPJ, avalia que o curso vai promover a ocupação proveitosa dos(as) reeducandos(as) e possibilitar o aprendizado de uma nova habilidade. “Essa formação vai ser útil na vida de todos(as), inclusive pelo fato de que os alimentos produzidos na horta orgânica serão destinados para o consumo interno da própria unidade prisional”, aponta. Para o defensor público, o trabalho, a educação e o cuidado com o meio ambiente serão essenciais no processo de ressocialização. 

Durante o curso, a Defensoria Pública vai acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto para garantir a sua continuidade e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas. “Também vamos ficar observando os pedidos de remição relacionados a essas atividades”, informa a coordenadora da 5ª Regional, Paula Almeida. 

A realização do curso em parceria com a UNEB foi uma iniciativa proposta pela DPE/BA junto a OAB. Além de abraçar a ideia, a diretoria do Conjunto Penal forneceu os instrumentos e materiais necessários para a horta e curso. O professor Carlos Aragão e os alunos do último semestre do curso de Agronomia da UNEB serão responsáveis pelo manejo prático das hortaliças e acompanhamento técnico da formação.