COMUNICAÇÃO
Debate sobre como “lavajatismo processual” afeta defesa de mais vulneráveis abre novo programa da Escola Superior da Defensoria nesta quarta, 17
Debate tem transmissão ao vivo às 19h pelo canais do Youtube, Facebook e Twitter da Defensoria
De modo a discutir como o aparato processual utilizado pela operação lava jato influencia a cultura punitivista e pode afetar o sistema acusatório e de defesa de pessoas carentes e/ou em situação de vulnerabilidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realiza nesta quarta-feira, 17, o debate “O lavajatismo processual só afeta os ricos?”
A conferência marca a abertura do programa “Pedagogia da Esperança” desenvolvido pela Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep que pretende abordar temas de amplo interesse dos assistidos da Defensoria para além de aspectos estritamente jurídicos. O debate desta quarta começa às 19h e terá transmissão ao vivo pelo canais do Youtube, Facebook e Twitter da Defensoria.
Com a mediação do defensor público e diretor da Esdep, Clériston Cavalcante de Macedo, o programa vai contar com a participação de Juliano Breda, conselheiro federal da OAB e advogado que atuou em alguns dos casos da lava jato, o defensor público fluminense Pedro Carriello, que atua nos tribunais superiores da DPE/RJ e Diana Furtado Caldas, defensora pública da Bahia com atuação em casos de júri em Salvador.
“O tema deste primeiro debate não vai deixar de recordar acontecimentos recentes da nossa política, contudo, este é um debate de princípios muito mais amplos. Trata-se, por exemplo, do princípio da inocência até que se dê o trânsito em julgado de todos os recursos. A Defensoria sempre se posicionou contrária às mudanças legislativas que passaram a permitir, na atmosfera desta operação, a prisão com sentença em segunda instância, além de ser contrária às flexibilizações de direitos fundamentais, as conduções coercitivas, a prisão para delações, a exposição pública dos investigados, entre outros tópicos”, comenta Clériston Macedo.
Serviço
O quê: Debate “O lavajatismo processual só afeta os ricos?”
Quando: Nesta quarta-feira, 17 de março, às 19h
Onde: Transmissão ao vivo pelos canais do Youtube, Facebook e Twitter da Defensoria