COMUNICAÇÃO

Debate sobre legislação de combate à violência contra a mulher tem participação da DPE/BA

06/12/2016 18:30 | Por Jéssica Carvalho (Estagiária) - texto

Corregedora-geral defendeu atuação em diferentes frentes

Com objetivo de debater a legislação contra a violência de gênero, representantes de órgãos públicos participaram do “21 dias de ativismo”, evento realizado na sede da OAB-BA na última segunda-feira, 5. O encontro contou com a participação da corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, Maria Auxiliadora Teixeira, que discorreu sobre os dados de violência contra à mulher no país e sobre a cultura do ódio contra grupos minoritários.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem proceder uns aos outros com espírito de fraternidade”. O trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi mencionado pela corregedora-geral, sintetizando a sua fala em favor à luta pró segmentos vulneráveis. “A cultura da violência faz com que se consolide uma sociedade injusta. Já a cultura do estupro é justamente a aceitação e proliferação do comportamento machista, sexista e misógino, o que não podemos tolerar”, sustentou Maria Auxiliadora.

A corregedora-geral destacou, ainda, a necessidade de realizar encontros interinstitucionais. “É imprescindível que as instituições se preocupem com a pertinência do tema violência de gênero. Esses momentos são importantes pelas possibilidades de troca entre pessoas que militam em defesa da vida e da dignidade humana”, afirmou.

Também participaram do debate promovido pelo Instituto Avon representantes do Observatório Luiza Mahin, da UFBA, do Ministério Público do Estado da Bahia, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e do Coletivo de Entidades Negras (CEN).

Campanha 21 Dias de Ativismo

O “21 dias de ativismo” é uma campanha nacional realizada pelo Instituto Avon, organização que investe em ações pelo enfrentamento à violência contra a mulher. 100 ações em todo o Brasil são realizadas para promover o engajamento em favor da causa.