COMUNICAÇÃO

Defensor e defensoras públicas são empossados na Bahia

01/08/2022 8:32 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Valdeci Junior, Mariana Azevedo e Fátima Borges irão fortalecer o trabalho da Defensoria no interior do estado

O estado da Bahia conta agora com três novos(as) defensores(as) públicos(as) para atuar em prol do acesso à Justiça da população vulnerabilizada. Valdeci Junior, Mariana Azevedo e Fátima Borges passaram a integrar o time da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA após assinatura de termo de posse em cerimônia realizada nesta sexta, 29, em Salvador. 

Valdeci conta que se tornar defensor público foi uma escolha de vida e que nunca pensou em outra carreira: “Integrar essa instituição e levar o acesso à Justiça e aos Direitos Humanos às pessoas que mais necessitam é um objetivo de vida e nunca me vi atuando em outra coisa se não na Defensoria Pública”. 

Emocionada e lembrando do período que se dedicou aos estudos para o concurso, Mariana começaria atuar no mesmo momento se fosse preciso. “Estou muito honrada em entrar na instituição, a vontade é de começar a trabalhar logo e contribuir com a Defensoria da Bahia”, conta. 

Também ansiosa para a atuação, Fátima elogia a receptividade baiana. “O estado da Bahia foi muito receptivo, a gente tem certeza que vai conseguir fazer uma diferença primordial e tentar levar dignidade e acesso à Justiça no interior da Bahia”, diz.

Em seu discurso para os(as) novos(as) colegas, o defensor público geral Rafson Ximenes abordou o sonho de ingressar na carreira de defensor e defensora pública, que para ele é apenas o início de uma longa jornada. “Quando a gente fala em realização de sonho, é bom entender que é apenas o começo da caminhada. Na verdade, vocês serão mais felizes quando conseguirem entender que o sonho de vocês se realiza no sonho dos outros e muitas vezes vão se realizar acabando com o pesadelo dos outros”.

Participaram ainda da solenidade a subdefensora pública geral Firmiane Venâncio, a ouvidora-geral da DPE/BA Sirlene Assis, o defensor público e vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA) Marcus Vinícius Almeida, a corregedora-geral e defensora pública Liliana Cavalcante, o defensor público Marcelo Rodrigues e as defensoras públicas Donila Fonseca, Cynara Fernandes e Fernanda Morais.