COMUNICAÇÃO
Defensor-geral da Bahia recebe Medalha Cruz da Ordem da Polícia Civil
A entrega da honraria aconteceu na noite da segunda, 10, no Hotel Deville, em Itapuã
Em reconhecimento à atuação na Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a Polícia Civil estadual concedeu a Medalha do Mérito Cruz da Ordem ao defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo. É a primeira vez que a instituição policial realiza esse tipo de evento condecorando pessoas e servidores que tenham contribuído para o engrandecimento da polícia judiciária.
A cerimônia de entrega da honraria aconteceu na noite da segunda-feira, 10, no Hotel Deville, em Itapuã. Para o defensor-geral, a condecoração tem um grande valor institucional, porque, segundo ele, “o grande mérito é do corpo funcional da Defensoria, que deu todo o suporte para que a instituição estivesse cada vez mais próxima do cidadão e de outras instituições e entidades e obtivesse o reconhecimento”.
Durante a cerimônia, com a palavra, o delegado-geral Bernadino Brito Filho explicou que a Civil luta pela implementação da medalha desde 2009, mas que somente agora em 2018, com o suporte do Executivo, conseguiu realizá-la. Ele agradeceu o apoio recebido no cotidiano pelas instituições e pelos servidores: “Hoje estamos felizes, realizados, podemos dizer aos nossos pares e nossos parceiros: valorosos os seus merecimentos! A vocês o nosso agradecimento e reconhecimento. De coração”, exclamou Bernardino.
Em discurso, o secretário de segurança pública Maurício Teles Barbosa fez menção honrosa ao defensor-geral da Bahia, saudando-o em nome de todos os defensores públicos da DPE/BA, seguido do vice-governador, João Leão.
Também receberam os louros personalidades representantes dos Três Poderes como o vice-governador da Bahia, João Leão, o governador Rui Costa (não-presente na cerimônia de entrega da medalha); gestores integrantes do sistema de justiça baiano como o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Brito e a procuradora-geral de justiça do Ministério Público estadual, Ediene Lousado; bem como o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (não-presente na cerimônia de entrega da medalha). Ao todo, somando servidores da própria Polícia Civil e pessoas notáveis de outras instituições, 123 pessoas foram agraciadas com a medalha.
Reconhecimento Público
A atuação transversal da gestão da Defensoria da Bahia tem sido reconhecida pelas instituições públicas pelos serviços prestados no âmbito interinstitucional e à sociedade em geral. Na pessoa do defensor-geral, Clériston de Macêdo, além da recente honraria da Polícia Civil, a instituição já foi reconhecida com a Comenda Dois de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia – Alba; com a Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Estado – PGE; com a Medalha Jorge Calmon do Tribunal de Contas do Estado – TCE; e com a Medalha do Mérito da Polícia Militar da Bahia.