COMUNICAÇÃO

Defensor-geral da Bahia recebe medalha Thomé de Souza

12/08/2022 11:20 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Durante a sessão, realizada na tarde de quinta-feira, 11, na Câmara Municipal de Salvador, o papel da Defensoria como expressão e instrumento da democracia também esteve em destaque

No exato dia 11 de agosto, quando as mobilizações pela defesa da democracia foram vistas em todo o país, o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, recebeu a mais alta honraria da Câmara Municipal de Salvador – CMS: a medalha Thomé de Souza, que teve como proponente o vereador Augusto Vasconcelos e foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

Na Sessão Solene, que contou com a presença de familiares, amigos(as), defensores(as) públicos(as), servidores(as), aprovados(as) no VIII Concurso, vereadores(as), deputados(as) estaduais, representantes de diversas instituições e a sociedade, o papel da Defensoria como expressão do regime democrático de direito e sua luta incansável pela defesa das pessoas mais vulneráveis estiveram em destaque.

“Não há democracia sem acesso à justiça. A Defensoria, mesmo com o pouco orçamento que tem – o menor do Sistema de Justiça, consegue fazer muito. Homenagear a Instituição, que tem à frente este líder que tem papel fundamental na evolução da Instituição, é um ato de resistência. Defender a Defensoria é defender quem acredita em um futuro melhor para o país”, destacou o vereador Augusto Vasconcelos, que também é o ouvidor-geral da CMS.

Durante seu discurso, sem conseguir segurar as lágrimas, o defensor-geral Rafson Ximenes destacou que, muito mais que uma honraria pessoal, a medalha é um reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido por todos(as) aqueles(as) que fazem a Defensoria e os(as) que utilizam os serviços da Instituição.

“O tempo me ensinou que, embora elas [as medalhas] sejam individuais, a honra e o mérito sempre são coletivos. Quem faz por merecer é o conjunto. Essa homenagem é para a Defensoria Pública, a todos(as) defensores(as), servidores(as), estagiários(as) que constroem a instituição a cada segundo. O mérito é, mais do que tudo, das pessoas que defendemos e que resistem a cada dia”, lembrou o defensor-geral.

Na mesa, estavam a subdefensora-geral Firmiane Venâncio, a corregedora-geral Liliana Sena Cavalcante, a ouvidora-adjunta Zenilda Natividade, o diretor da Escola Superior da Defensoria – Esdep, Clériston Macêdo, o presidente da Associação dos Defensores e Defensoras Públicos da Bahia – ADEP/BA, Igor Santos, o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS, Carlos Martins, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi, Fabya Reis, a vereadora Marta Rodrigues, o desembargador Geder Gomes, a promotora de justiça Cláudia Maria Paranhos, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – CBMBA, Elói Gramacho, e o coronel Seita, da Polícia Militar da Bahia.