COMUNICAÇÃO
Defensor-geral é homenageado pelo Tribunal de Contas do Estado
Clériston Cavalcante de Macêdo recebeu medalha pelos relevantes trabalhos prestados ao controle de contas e à fiscalização da gestão pública
O defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, foi homenageado com a medalha Jorge Calmon, concedida pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/BA, na tarde dessa terça-feira, 10. Entregue a personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados ao controle de contas e à fiscalização da gestão pública, a condecoração concedida ao defensor-geral aconteceu durante cerimônia no auditório Conselheiro Lafayette Pondé do TCE/BA, no Centro Administrativo do Estado.
Ao receber a honraria que marca o centenário do TCE, Clériston de Macêdo afirmou que a homenagem representa a responsabilidade da Defensoria baiana com o dinheiro público. "Ver um órgão de controle externo reconhecer o trabalho da nossa gestão, depois de uma análise concreta das nossas ações no trato com o dinheiro público é muito gratificante. Estou muito feliz e estendo essa homenagem as defensores e servidores, pois o nosso trabalho é em equipe", comemorou.
Clériston Cavalcante de Macêdo, eleito pelos defensores públicos para o biênio 2015-2017, assumiu a gestão da Defensoria Pública do Estado da Bahia no início de março deste ano. Entre as ações que vem desenvolvendo em prol da otimização dos recursos públicos está a realização de Planejamento Estratégico para os próximos 10 anos da Instituição.
O nome do defensor-geral e dos demais agraciados com a medalha foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros do Tribunal de Contas estadual através da Resolução nº 88/2015, lavrada em sessão realizada no dia 07 de julho deste ano. Entre os homenageados estão três ex-governadores da Bahia – Roberto Santos, Waldir Pires e Paulo Souto, o ex-prefeito de Salvador Manoel Castro e o atual prefeito da Capital, Antonio Carlos Magalhães Neto. A homenagem foi definida após quatro meses de gestão de Clériston Cavalcante.
MEDALHA JORGE CALMON
A condecoração integra as comemorações pelo centenário do Tribunal de Contas do Estado comemorado em 2015. A escolha do nome da condecoração levou em conta a trajetória do jornalista e conselheiro do TCE Jorge Calmon e sua contribuição ao desenvolvimento nas áreas política, cultural, econômica e social da Bahia.
Na avaliação da corregedora-geral da Defensoria Pública, Maria Auxiliadora Teixeira, a concessão da medalha ao defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, significa que a DPE/BA está no caminho certo. "A Defensoria foi colocada no mesmo patamar de governadores, senadores, ex-governadores… Para a gestão, significa que, aos olhos do Tribunal de Contas, está no caminho certo, uma vez que a escolha ocorreu em julho. Que está administrando dentro da ética, da moral e da legalidade", ressaltou a corregedora.
Para a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep/BA, Ariana Sousa, a Medalha Jorge Calmon é um reconhecimento que respalda a instituição: "No atual contexto, precisamos evidenciar as iniciativas que somam nessa luta pelo fortalecimento da Instituição e valorização da carreira".
A defensora pública Hélia Barbosa, que geriu a Defensoria no biênio 2005-2007, considerou de muito significado a homenagem, por ter sido oferecida por um órgão de controle externo que reconheceu que a atual gestão está realizando uma boa governança. "Mostra como a Defensoria pode fortalecer a autonomia que levamos tanto tempo para conseguir", afirmou.
TRIBUNAL DE CONTAS
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia é órgão auxiliar da Assembleia Legislativa no exercício do controle externo. É responsável por fiscalizar, orientar e ajudar a Administração Pública a manter as contas do governo organizadas e encaminhadas para o desenvolvimento de todo o Estado da Bahia.
* Confira outras fotos clicando em GALERIA DE FOTOS, no alto do texto