COMUNICAÇÃO

Defensor público ministra palestra sobre direitos dos portadores de esclerose múltipla

19/04/2010 21:40 | Por

Convidado pela Associação Esperança Múltipla para tirar dúvidas e dar orientações com relação aos direitos dos portadores de esclerose múltipla, o Defensor Público e subcoordenador da Especializada de Direitos Humanos, Gilmar Bittencourt, ministrou uma palestra sobre o assunto no último sábado (17), no auditório da Fiocruz.

De acordo com o defensor público, além da acessibilidade, uma das principais questões discutidas na ocasião foi o direito ao passe livre aos portadores de necessidades especiais. "Em alguns casos, quando não se consegue o passe, orientamos que o portador procure a defensoria. Assim, a depender da situação, podemos entrar com ação na Justiça visando a garantia do passe ou até a entrada pela frente do coletivo", afirmou.

Na palestra, também foi debatida a falta e o atraso do Estado na distribuição dos medicamentos, o que prejudica a continuidade do tratamento da doença. "Os portadores relataram ainda que o remédio para a esclerose múltipla causa fortes efeitos colaterais, o que acaba gerando a necessidade de novos medicamentos que ainda não são cedidos pelo governo. Também iremos atuar nesses casos", orientou Gilmar Bittencourt.

O encontro, que contou com a presença de servidores, enfermeiras, assistentes sociais, familiares e portadores da doença, foi idealizado pela presidente da associação, Maria de Fátima Campos. "A palestra foi fundamental para esclarecer dúvidas e conscientizar os portadores a respeito dos nossos direitos, além de ser muito importante saber que podemos contar com a defensoria", afirmou a presidente.