COMUNICAÇÃO
Defensora defende investimentos na Educação para combater a violência
A valorização da educação como forma de combate à violência foi um dos caminhos apontados pela defensora pública Firmiane Venâncio, subcoordenadora da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, durante o "Seminário Segurança Pública e promoção da igualdade - direito e responsabilidade de todos (as) nós", que aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia.
Como debatedora do painel "Juntando Olhares - buscando soluções para a violência", que visa encontrar saídas para o crescente aumento da violência na Bahia, Firmiane Venâncio afirmou que é muito mais vantajoso investir na não-violência do que simplesmente combatê-la. "Democratizar espaços de aprendizado é uma das formas de manter os jovens longe do crime", disse a defensora.
A necessidade de colocar em prática as propostas que vêm sendo apresentadas pelos órgãos responsáveis pelas políticas de combate à criminalidade também foi ressaltada pela defensora. "Já se discute demais essas propostas. O que falta, agora, é efetivá-las", pontuou Venâncio, salientando que não basta direcionar investimentos para a aquisição de equipamentos de segurança, como armas e viaturas.
Participaram ainda do debate membros do Movimento Negro Unificado (MNU), do grupo de trabalho (GT) de Saúde da População Negra, entre outras representatividades.