COMUNICAÇÃO

Defensora geral da Bahia dará posse a 12 novos defensores públicos nesta quinta-feira

12/09/2012 14:25 | Por

A Defensoria Pública do Estado da Bahia vai ganhar o reforço de 12 novos defensores públicos. A solenidade de posse será nesta quinta-feira, às 19h, no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Todos aprovados no último concurso, homologado em 2011, os jovens defensores chegam para somar 212 profissionais.

Para Guilherme Macedo, 26 anos, soteropolitano, 14º colocado no concurso, foram momentos de muita expectativa: "Há um ano espero por esse grande dia. Quero logo contribuir com esta instituição pela qual tenho enorme respeito. Que o meu trabalho facilite cada vez mais a inclusão social de pessoas carentes através da Justiça, tornando nossa sociedade mais justa e humana".

No primeiro semestre deste ano, a defensora pública geral, Célia Padilha empossou seis defensores públicos. Segundo a mesma, o desejo maior era que o processo de nomeação avançasse desde o momento seguinte a homologação do último concurso, sendo possível empossar todos os 50 aprovados. "Precisamos, contudo, ter a maturidade de compreender que governar é a arte de equilibrar as múltiplas necessidades de escolha, ou melhor, de prioridade entre as várias prioridades", afirmou ela.

De acordo com Célia Padilha, os últimos anos foram especiais para a Defensoria Pública, anos de confirmação de sua essencialidade, através do fortalecimento dos marcos legais e de sua estrutura administrativa, orçamentária e de pessoal em todo o país. "Aqui na Bahia, de 2007 até a presente data, o Poder Executivo estadual adotou uma postura que possibilitou o aumento do quantitativo de defensores públicos", destacou a defensora pública geral. Contudo, ainda segundo ela, conforme a Lei Orgânica nº 26/2006, a instituição deveria ter, em 2006, pelo menos 586 defensores, ao invés do quadro atual de apenas 212, insuficiente para atender as demandas de 80% da população baiana, público alvo da Defensoria.

Célia Padilha espera que cada recém-nomeado abrace mais do que a carreira: "Espero que cada um abrace a causa da Defensoria Pública, de forma plena e inteira. Não é a nossa causa, mas sim a causa de milhões de baianos em situação de extrema pobreza".