COMUNICAÇÃO

Defensora geral da Bahia profere palestra para defensores do Rio de Janeiro

26/09/2012 17:41 | Por

Os 24 defensores públicos recém-empossados na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro assistiram ontem (25) a palestra "Defensoria Pública - Garantia de Direitos e essencialidade", proferida pela defensora geral da Bahia, Célia Padilha, que destacou, dentre outros aspectos de atuação, a relevância da instituição como instrumento de defesa dos interesses individuais e coletivos e afirmação do Estado democrático de Direito.

Recepcionada pelo defensor geral do Rio, Nilson Bruno Filho, e desejando boas vindas aos novos profissionais, Célia Padilha ressaltou a importância da vocação para atuar como defensor público. "Ser defensor é um sacerdócio. Precisamos ter, cada vez mais, consciência do papel da instituição em que fazemos parte, pois a Defensoria Pública é um instrumento de transformação social", salientou ao pontuar que "as desigualdades sociais diminuirão se tivermos uma Defensoria fortalecida, permitindo que milhões de brasileiros tenham acesso à justiça, instrumento universal de modificação da sociedade".

Ainda segundo ela, "é preciso compreender que em cada caso, processo que analisamos, estamos tratando das vidas das pessoas. Não são simplesmente pedaços de papel, mas sim corações batendo à espera de uma solução para suas angustias". Emocionada, a defensora pública do Rio de Janeiro, Carla Bragança, pontuou: "Espero que, após 20 anos de carreira, eu possa expressar todo esse amor e dedicação à carreira, cumprindo com meu papel perante à sociedade, pois tenho consciência da importância da Defensoria Pública na vida de cada cidadão".

No último dia 14, durante o Curso de Preparação à Carreira, realizado pela Escola Superior da Defensoria da Bahia, os 12 defensores públicos recém-empossados no Estado baiano assistiram a palestra do defensor geral do Rio como forma de trocar experiência e proporcionar aos profissionais informações fundamentais da instituição, sua história e funcionamento, sua estrutura organizacional e a prática defensorial.