COMUNICAÇÃO

Defensora geral dá posse a mais dois defensores públicos

29/11/2012 14:04 | Por

A Defensoria Pública da Bahia empossou na manhã desta quarta-feira, (28), mais dois defensores públicos aprovados no 6ª concurso público para ingresso na carreira. Com a chegada dos profissionais, a Instituição baiana passa a contar com 224 defensores públicos. Este ano, a defensora pública geral, Célia Padilha, já havia empossado 28 defensores públicos aprovados no último concurso, homologado em 2011.

Após cumprimentar e parabenizar os novos defensores durante a sessão de posse, Célia Padilha falou da importância deste momento tanto para a Defensoria, quanto para os recém-empossados, suas famílias e amigos. "Este é um momento especial tanto para nós, que recebemos dois novos defensores públicos que atuarão no fortalecimento do trabalho da Instituição, para vocês, que estudaram, se empenharam e lutaram para serem nomeados e empossados, quanto para seus pais e familiares que veem seus filhos prontos para exercerem esta bela profissão, que é a de defensor público", afirmou a defensora pública geral.

Célia Padilha fez questão ainda de destacar a importância da atividade defensorial na promoção da cidadania e garantia de direitos dos indivíduos. "Esta é uma carreira promissora, bela, voltada à população que mais precisa. Os processos analisados por vocês não serão apenas um amontoado de papéis, mas partes da história de uma mãe, um pai, uma família, muitas vezes banhados pelas lágrimas daqueles que não têm a quem recorrer. Vocês não estarão sozinhos em sua atuação. Somos um todo e vocês, a Defensoria Pública da Bahia", destacou emocionada.

Para Fábio Pereira, um dos defensores recém-empossados, este é um sonho que hoje, tornou-se realidade. "Não faltará empenho para concretizar o ideal de justiça e de garantia dos direitos do cidadão buscados pela Defensoria Pública. É o que nos estimula e nos faz querer trabalhar cada vez mais", pontuou. Já para André Lima, também recém - empossado, a Defensoria baiana é uma das mais estruturadas e procuradas pelos profissionais que querem ingressar na carreira. "Sempre quis estar aqui, sou vocacionado ao trabalho defensorial", admitiu.

ATUAÇÃO DEFENSORIAL

Presente em 25 comarcas do interior além da capital, a Defensoria Pública vem ampliando seu quadro de defensores públicos com atuação nos municípios baianos. Este ano, 30 defensores públicos aprovados no último concurso tomaram posse, ampliando o número de defensores com atuação nas áreas Cível e Fazenda Pública, Defesa do Consumidor, Família, Curadoria, Crime, Execuções Penais, Direitos da Criança e do Adolescente, Juizados Especiais, Proteção aos Direitos Humanos, entre outras.

A ampliação do número de profissionais vai ao encontro das políticas de fortalecimento da Instituição, cujo objetivo é fazer chegar a mais pessoas o acesso integral e gratuito à justiça.

Para o coordenador executivo das defensorias públicas regionais, Ricardo Carillo, a chegada de mais dois defensores significa mais qualidade do serviço defensorial no interior. "São mais dois defensores que vão ampliar o número de profissionais da Defensoria - mais um passo rumo ao fortalecimento da Instituição", finalizou.