COMUNICAÇÃO
Defensora Geral participa da última reunião do Pacto pela Vida em 2014 e destaca papel da DPE
A defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira, participou, nesta sexta-feira (12/12), da reunião mensal do comitê executivo do programa Pacto Pela Vida, na sede do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro reuniu o governador Jaques Wagner, o governador eleito, Rui Costa, o secretário de segurança, Maurício Barbosa, além do ministro do Supremo Tribunal federal, Marco Aurélio Mello, que na ocasião recebeu a Medalha do Mérito da Segurança Pública, por sua importante contribuição na área da segurança baiana.
Na última reunião do ano, foram apresentados dados que revelaram uma redução da violência no estado, além de ações sociais e investimentos na infraestrutura, desde a implantação do pacto, em 2011. Neste período, o programa implantou 17 bases comunitárias de segurança e reduziu o número absoluto de vítimas de crimes violentos, que caiu de 1.622 em 2011 para 1.273 no balanço parcial e 2014.
Vitória Bandeira avaliou positivamente os resultados destacou a importância dessa estratégia que integra diversos órgãos da segurança pública, entre eles a Defensoria. "A DPE fez o máximo possível para colaborar com o contínuo esforço do governo na redução da violência. A segurança deve ser vista de forma ampla, não se faz segurança apenas baseada na repressão policial, é preciso investir no cidadão e esse é um dos pilares da Defensoria, proteger e garantir direitos à população mais carente, que depende dos nossos serviços para ter acesso à justiça", avaliou.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, também reforçou a necessidade de um trabalho conjunto. "O Pacto pela Vida tem feito a diferença na vida das pessoas, com os índices criminais caindo por conta da ação conjunta entre os diversos órgãos". Além da Defensoria, 12 secretarias estaduais, Ministério Público e Tribunal de Justiça integram o comitê.