COMUNICAÇÃO

Defensora Geral participa de Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida

25/06/2012 17:35 | Por

Uma reunião do Comitê Executivo do programa Pacto pela Vida ocorrida na última quinta-feira (21), na sede do Ministério Público Estadual, contou com a presença da defensora pública geral da Bahia, Célia Padilha. Estiveram no encontro também o governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte e o secretário de Estado para Assuntos Internacionais, Fernando Schmidt, além de representantes do poder Judiciário.

Durante a reunião foram apresentados os dados mais recentes do programa Pacto Pela Vida, que completou um ano este mês. Os índices de violência que foram expostos no encontro apontam uma queda em torno de 6% em comparação ao ano passado. Na opinião do governador Jaques Wagner, o povo não julga o governo pelos problemas que tem, mas pela inércia diante deles, e destacou: “Após doze anos, a violência na Bahia está em queda”.

De acordo com a defensora pública geral, Célia Padilha, não se pode falar em ressocialização de apenados e respeito aos mesmos sem a Defensoria Pública atuando, já que cerca de 90% das pessoas privadas de liberdade na Bahia são assistidas por defensores públicos. “A Defensoria conta com 197 defensores públicos para todo o Estado, atingindo apenas 32 cidades. E em muitas destas cidades, o principal papel da nossa instituição está na pacificação social, inclusive através da mediação. Portanto, é impossível pensarmos em uma Bahia com mais paz e justiça social sem pensarmos em mais defensores atuando para a promoção da dignidade e da cidadania”, pontuou Célia Padilha.