COMUNICAÇÃO
Defensora-geral realiza primeira reunião com a nova ouvidora e apresenta equipes administrativas da DPE/BA
Encontro aconteceu na sala do Conselho Superior, em Salvador, com a presença de lideranças dos diversos setores da Instituição
Primeira agenda após a Semana da Defensoria, a reunião de alinhamento entre a administração superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a nova gestão da Ouvidoria Cidadã foi realizada nesta segunda-feira (22), na sala do Conselho Superior, em Salvador. Liderado pela defensora-geral, Firmiane Venâncio, o encontro foi marcado com a ouvidora-geral, Naira Gomes – empossada na capital baiana no Dia Nacional da Defensoria Pública – e reuniu as equipes administrativas da Instituição.
A defensora pública geral, Firmiane Venâncio, explicou que a reunião teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da Defensoria à nova gestora da Ouvidoria Cidadã. Entre as equipes presentes na ocasião estiveram o gabinete da defensoria-geral, representantes da diretoria-geral, da diretoria administrativa, do setor de transporte, administração de pessoal, almoxarifado, comissão de licitação e tecnologia.
“Esse momento inicial foi muito importante para apresentar representantes da Defensoria, para que a nova ouvidora-geral conheça mais sobre a nossa dinâmica interna de funcionamento, amplie a sua rede de contatos e saiba quais são as pessoas que podem ser acionadas diante das demandas que surgirem”, explicou.
Firmiane Venâncio também dialogou sobre a atuação da Ouvidoria e destacou que o momento irá contribuir para o futuro planejamento das atividades do órgão. Também sugeriu a realização de treinamentos sobre fluxos e temas relevantes para a Instituição.
“A Ouvidoria tem essa beleza de ser externa e, ao mesmo tempo, ser parte da Defensoria e integrar a nossa Administração Superior. Então, é importante que a nova gestora traga para a Instituição esse olhar de ouvidora, esteja atenta às necessidades da população e da sociedade civil, e ao mesmo tempo conheça as nossas pautas e objetivos institucionais”, complementou a defensora-geral.
A ouvidora-geral Naira Gomes ressaltou a importância do acolhimento. Também afirmou que o momento de alinhamento e apresentação foi muito importante, não apenas para conhecer os gestores de cada setor, mas também suas respectivas atribuições e responsabilidades.
“É muito importante encontrar nos espaços pessoas que te acolhem e ter uma equipe que colabora entre si, pois isso faz parte do dia a dia e também do bom desempenho das atividades. Nosso objetivo é continuar fazendo do diálogo um modelo de atuação da Ouvidoria para entregar um bom trabalho não só nosso, mas também da Defensoria Pública, já que representamos a Instituição”, afirmou.