COMUNICAÇÃO

Defensora geral recebe medalha de mérito da magistratura

10/03/2009 22:25 | Por

A defensora pública geral da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira, foi uma das contempladas com a Medalha de Mérito da Magistratura, entregue no último sábado, 7 de março, durante cerimônia oficial de comemoração dos 400 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), o primeiro das Américas, no salão nobre do Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora.

A honraria, concedida pelos tribunais de Justiça das Américas, tem o teor comemorativo e presta homenagens a cidadãos e cidadãs que se destacaram e contribuíram com a Justiça no continente americano. A medalha faz referência aos primeiros magistrados, sendo uma manifestação de reverência e veneração a Justiça.

A solenidade teve a presença maciça de autoridades e de profissionais de imprensa, que lotaram o auditório. Entre os presentes estavam a ministra Dilma Roussef, representando o presidente Luis Inácio Lula da Silva, o ministro Geddel Vieira Lima, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Cesar Asfor Rocha, os senadores Cesar Borges e Antônio Carlos Magalhães Júnior, o governador Jaques Wagner, o prefeito João Henrique Carneiro, presidentes das supremas cortes de países como Colômbia, Honduras, Portugal, Paraguai, além de presidentes de tribunais de 21 estados brasileiros.

O coral do TJ/BA deu um tom melódico à cerimônia. Foram concedidas 67 honrarias e a defensora geral recebeu a dela das mãos de Maria José Sales Pereira, corregedora de Justiça das comarcas do interior. "Aqui tudo começou. Aqui reafirmamos nossa independência, é um fato de relevância histórica. O Poder Judiciário ajudou o país a se tornar independente", disse a presidente do TJ/BA, Sylvia Zarif sobre o momento histórico.

"A justiça baiana tem uma autonomia que há muito não se via. É auspicioso que, justamente nessa data simbólica, tenhamos uma mulher presidindo o TJ", declarou o governador, atribuindo este fato à modernização da corte baiana.