COMUNICAÇÃO
Defensora Janaína Canário é empossada corregedora-geral da DPE Bahia para o biênio 2023-2025
Nova gestora da Corregedoria considerou a missão à frente do órgão como um propósito de vida
A nova corregedora-geral da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, Janaína Canário Carvalho Ferreira, foi solenemente empossada em cerimônia nesta terça-feira, 06, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, em Salvador.
A defensora pública definiu em uma palavra a sua missão de comandar a Corregedoria da DPE/BA: propósito. “Assumo com muita honra e senso de responsabilidade a função. Sei que neste caminhar é preciso firmeza, dedicação, mas também empatia, sensibilidade e, acima de tudo, cuidado”, assegurou.
Janaína Canário pôs em destaque a função da Corregedoria também de cuidar, e de dar oportunidade a defensores(as) e servidores(as) de corrigir as eventuais irregularidades para que se possa melhorar o serviço.
“É um desafio dar continuidade ao trabalho dos meus antecessores, tendo em mente que a Defensoria cresceu e se modernizou muito nos últimos anos. Sinto-me preparada”, concluiu, parabenizando a ex-corregedora Liliana Sena e toda sua equipe pelo trabalho realizado nos dois biênios em que geriu o órgão correcional.
Para Liliane Sena, agora ex-corregedora, o grande desafio dos seus quatro anos de gestão foi ajudar a Defensoria a enfrentar o período da pandemia de covid-19. Em um contexto em que as pessoas que dependem dos serviços da DPE estavam cada vez mais vulnerabilizadas, foi necessário garantir que o atendimento online fosse tão humanizado quanto o feito presencialmente.
“Nessa caminhada, foram diversas atribuições cumpridas, todavia, tenho ciência de que o êxito não teria vindo se não fosse o apoio do egrégio Conselho Superior da Defensoria, dos órgãos da Administração Superior, e órgãos auxiliares”, agradeceu Liliane.
Renovo
A defensora-geral, Firmiane Venâncio, ressaltou a importância da Corregedoria em qualificar os serviços da instituição, analisar as sugestões e reclamações, e acompanhar a formação e a confirmação de defensoras e defensores públicos na carreira. “Esta posse é o momento de fechamento de um ciclo e de início de outro, com nova gestão na Corregedoria, no Conselho Superior, na Ouvidoria. É a hora de começarmos a trabalhar em equipe para entregar um serviço de excelência para nossa sociedade”, destacou Firmiane.
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, colegas de carreira, conselheiros(as) do Conselho Superior da DPE/BA, representantes de chefes de Poderes, além de amigos e familiares.
A solenidade contou também com a presença do corregedor-geral da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Antônio Sérgio Mendes; com o corregedor-geral do Município de Salvador, Luís Henrique Brandão; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia, Camila Luz de Oliveira; a ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes; a presidente da Adep-BA Tereza Cristina Almeida; e o procurador de justiça do Ministério Público da Bahia Marcos Antônio Chaves da Silva; do vice-presidente jurídico-legislativo da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Igor Novaes Santos; entre outros.
Veja as fotos da posse no Flickr da Defensoria
Perfil da corregedora
Janaína Canário é natural da cidade de Feira de Santana, formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e é defensora pública há cerca de 23 anos.
Ela foi promovida ao topo da carreira defensorial – a Instância Superior – em 2019. Janaína já exerceu o cargo de coordenadora executiva das Defensorias Regionais, de assessora do gabinete da defensoria pública geral, e há quatro anos integrava a equipe da Corregedoria como auxiliar.
Também já foi conselheira da OAB-BA e participou da administração da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) como tesoureira.