COMUNICAÇÃO

Defensora participa de inauguração das bases de segurança do Nordeste

28/09/2011 22:10 | Por

Nesta terça-feira (27), o governo do estado inaugurou as três novas bases comunitárias de segurança por meio do programa Pacto pela Vida. Antes de chegar à base de segurança localizada no Centro Social Urbano Nordeste de Amaralina, o governador inaugurou as instalações das outras duas unidades, na Rua Coreia do Sul, Vale das Pedrinhas, e na Rua Nova República, ao lado do Colégio Dionísio Cerqueira, na Santa Cruz. Para Wagner, as três novas bases são a sequência de um planejamento iniciado com a implantação da unidade do Calabar/Alto das Pombas, há cinco meses.


A defensora geral do Estado, Célia Padilha, participou do evento e frisou a importância de efetivar um diálogo com a comunidade quando da implantação de iniciativas como estas. "É fundamental e não pode estar longe da realidade, que as instituições estejam atentas às demandas das comunidades, em especial, em se tratando de segurança pública e justiça. É preciso conhecer a fundo estas demandas, mapear suas urgências e conduzir um processo verdadeiramente democrático na instalação de equipamentos públicos e de segurança e, principalmente, na definição de políticas como estas", afirma Célia Padilha, reiterando ainda a importância de se construir políticas sociais paralelas aos investimentos em segurança."A Defensoria Pública deve se colocar neste diálogo, atuar de forma fundamentada e participativa,buscando a transversalidade das ações de suas especializadas", pontua.

Estrutura Nas três novas bases da região do Nordeste de Amaralina vão atuar 360 policiais - 120 em cada uma delas - e 16 viaturas. Também foram instaladas 25 câmeras de monitoramento.