COMUNICAÇÃO

Defensores e servidores divulgam o Disque 129 na Lavagem do Bonfim

14/01/2011 18:21 | Por

Após exato um ano em operação, o serviço do Disque Defensoria 129 voltou a ser divulgado nas ruas, durante o Cortejo da Lavagem do Bonfim, em Salvador, nesta quinta feira (13). Defensores e servidores da instituição distribuíram panfletos com informações do Disque Defensoria e das áreas de atuação da instituição ao longo da caminhada, durante toda a manhã.

Somente no segundo semestre de 2010, a Central de Relacionamento ao Cidadão contabilizou cerca de 8 mil atendimentos na capital e interior do estado. Com o serviço, o assistido pode receber orientações sobre os serviços da Defensoria Pública, além de ser informado sobre as formas de agendamento e o andamento de seus processos.

CRC - Inaugurada em janeiro de 2010, a Central funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. A ligação para o 129 é gratuita, deve ser feita de telefone fixo, e atende a todo o estado da Bahia. Segundo a coordenadora da Central, Paloma Rebouças, do total de atendimentos, cerca de 43% são de usuários buscando informações sobre sua situação processual. "As maiores dúvidas são na área de Família, com destaque para as ações alimentos, separação e divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável e investigação de paternidade", declara.


O serviço foi criado com o objetivo de prestar informações e orientações sobre o andamento de processos que tramitam na Instituição, documentos necessários para propor ações judiciais, agendamento para o atendimento pelo defensor público, encaminhamento aos Núcleos especializados da Defensoria, dentre outros serviços que a Instituição disponibiliza. O número com três dígitos foi concedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2009 e tem por objetivo facilitar a memorização do telefone. A autorização da Anatel foi dada por meio do Ato 4.882, de 25 de agosto de 2009, publicado no Diário Oficial da União do dia 31 de agosto de 2009.

A defensora pública geral, Tereza Cristina Ferreira esteve presente ao Cortejo, junto aos defensores Gilmar Bittencourt, Gil Braga, Maurício Moitinho, Gustavo Vieira, Wagner Almeida, Sonia Santana, Mônica Aragão, Ricardo Carillo e Célia Padilha, além de servidores das unidades da Defensoria.