COMUNICAÇÃO
Defensores e servidores participam de Debate entre candidatos a Defensor Público Geral
Cerca de 100 pessoas, dentre defensores e servidores da Defensoria Pública estiveram presentes no auditório do Golden Park Hotel na tarde de ontem, 10, para conhecer as propostas dos candidatos ao cargo de Defensor Público Geral para o biênio 2011/2013. Mediado pelo defensor público Marcelo Borges, a Sessão Especial contou com a participação dos seis candidatos, os defensores públicos, Mônica de Paula Pires de Aragão, Nelson Sant`Anna Filho, Maria Célia Padilha, Ricardo Cláudio Carillo Sá, Laura Fagury e Clériston Cavalcante, que, nesta ordem, apresentaram suas propostas e responderam às perguntas dos defensores presentes na platéia.
No debate, os candidatos explanaram sobre suas experiências profissionais e suas trajetórias de vida, dando ênfase à campanha e suas propostas de gestão. Dentre estas, teve grande destaque questões referentes à carreira defensorial, a participação da sociedade civil, através da Ouvidoria, à remuneração, bem como a estruturação das defensorias no interior do Estado. A apresentação de cada um durou 30 minutos, estipulados pelo mediador. Os candidatos não fizeram perguntas entre si, cabendo apenas interação com a platéia, através de respostas.
Eleição - O processo de escolha do novo Defensor Público-Geral da Instituição vem sendo conduzido por uma comissão, formada também pelos defensores, Sonia Maria Carvalho (Presidente), Carmela Maria Trocolli Barreira Alencar (1ª Secretária) e Alda Monteiro Gonçalves (2ª Secretária), eleitos pelo Conselho Superior da Defensoria. O processo eleitoral culminará com a formação de Lista Tríplice para nomeação do Defensor Público Geral do Estado, que exercerá mandato de dois anos.
A votação acontecerá na Sede da Defensoria, na Av. Manoel Dias da Silva, nº 831, Pituba, das 9h às 18h, no próximo dia 24 de janeiro. O voto de cada integrante de carreira de Defensor Público em efetivo exercício é pessoal, obrigatório e secreto, não sendo admitido, portanto, o voto por procuração ou portador. Cada defensor tem o direito de votar em três nomes. O prazo para o envio da Lista Tríplice ao Governador do Estado é dia 27 de janeiro. Este tem até o dia 27 de fevereiro para nomear o novo Defensor Público Geral.