COMUNICAÇÃO

Defensores mineiros conhecem o projeto Cidadania Rural em Serrinha

21/01/2010 21:54 | Por

Depois de conhecer a iniciativa exitosa da Central de Atendimento a Presos em Delegacias (Capred), da Defensoria Púbica da Bahia, os três defensores públicos mineiros foram até a comarca de Serrinha (176km) conferir outra prática premiada da Defensoria, o projeto Cidadania Rural - Democratizando o acesso à Justiça. A visita teve como objetivo entender o funcionamento e os benefícios trazidos pelo trabalho na comarca. A partir dessa experiência, a ideia é tentar implementar um projeto similar no Estado de Minas Gerais.

"O projeto foi exposto aos defensores, desde os objetivos até resultados, passando por parcerias e todo o processo de implantação. Além do projeto Cidadania Rural, também pudemos apresentar ações desenvolvidas em outras áreas na Comarca, a fim de fortalecer a atuação da Defensoria de uma forma integrada", avaliou o defensor público, Gil Braga.

Na visita os defensores públicos mineiros, Rodrigo Audebert e Bruno Barcala, do Núcleo Criminal de Urgência de Belo Horizonte, e Elaine Karen Araújo, de Governador Valadares, foram acompanhados por representantes do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais e de associações de moradores, que relataram a importância do projeto no fortalecimento da cidadania. "Após a implantação do projeto em sua comunidade, os cidadãos estão mais empoderados e conscientes dos seus direitos", declarou Sr. Evanildo, presidente da Associação de Moradores do Recanto.

Logo após a exposição do projeto, os três defensores conheceram as instalações do Conjunto Penal de Serrinha e a atuação da Defensoria na Execução Penal.