COMUNICAÇÃO
Defensores participam de seminário internacional em São Paulo
Com o intuito de atualizar os defensores públicos, com informações de destaque no cenário jurídico, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realizou entre 24 e 27 de agosto, a 16º edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais (Ibccrim), em São Paulo. A Defensoria Pública da Bahia esteve representada no evento pelos defensores Walter Nunes, Liliane Sena Cavalcanti, Maurício Moitinho, Sônia Maria Santana, Isabela da Silva, César Ulisses, Josefina Moreira e Rita Orge, que participaram de painéis e palestras.
No evento, foram discutidos temas como o novo código de processo penal, investigação de crimes econômico-financeiros, aplicação do princípio da insignificância de delitos que não caracterizam potencial ofensivo, dentre outros assuntos. Para a defensora Josefina Moreira, é extramente importante participar de eventos como este, “através desse Seminário, podemos nos aperfeiçoar e garantir uma melhor atuação dos defensores no atendimento aos assistidos”, declara.
Grandes nomes do meio jurídico internacional estiveram presentes no evento, a exemplo do moçambicano Mia Couto e o lusitano José de Faria Costa. Um dos momentos mais importantes do Seminário ficou reservado para o último dia, onde foi aprovado o Manifesto pela abolição da pena de morte em todo o mundo. Desde o dia 2 de setembro, o Ibccrm disponibiliza a assinatura do documento online no seu endereço eletrônico: www.ibccrim.org.br.