COMUNICAÇÃO
Defensores participam do segundo dia de Curso de Sistemas de Informação
O segundo e último dia do curso Sistema de Informação Aplicada ao Direito, promovido pela Esdep em parceria com a Corregedoria da Defensoria Pública aconteceu nesta sexta-feira (19), na sede da Escola, no Canela. 23 defensores das áreas Cível, de Família, e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) integraram o grupo que participa desta 2ª edição do curso - voltado para a utilização do sistema de peticionamento eletrônico, e-Saj, capacitação para o uso dos sistemas da informação internos da Defensoria, como o SIGAD, e para a elaboração do relatório de atividades apresentado semestralmente à Corregedoria Geral.
Depois de participarem de capacitação para utilização do sistema de peticionamento eletrônico, foi a vez dos defensores discutirem sobre as funcionalidades e proporem sugestões de aperfeiçoamento para o SIGAD e para o Relatório Semestral de Atividades - ferramenta já utilizada de maneira online pela Instituição. Responsável por organizar e publicar os serviços de estatística da Defensoria Pública, a Corregedoria recebe estes dados que servirão para quantificar o trabalho dos defensores.
"O relatório produzido pela Corregedoria, além de captar e armazenar estes dados, também serve para interpretarmos as informações fornecidas pelos defensores, o que irá, inclusive, subsidiar as ações da gestão defensorial", destacou o corregedor-geral, Jânio Cândido Simões Neri. O corregedor chamou atenção ainda para o fato de a ferramenta estar aberta a aperfeiçoamentos, o que significa que os usuários do sistema, ou seja, os próprios defensores, devem sugerir ajustes ou melhorias que tornarão o preenchimento deste relatório mais fácil a todos.
APERFEIÇOAMENTO
Atentos às transformações de ordem técnica também no universo jurídico, os defensores poderão, ainda, sugerir ajustes para o e-Saj. "A implantação dos processos digitais foi um grande avanço na modernização dos processos, pois confere mais transparência, racionalidade e celeridade ao trabalho do defensor. Vamos propor alguns ajustes no sistema de peticionamento eletrônico e levar ao Tribunal de Justiça também", afirmou o defensor público da área de Família, Rodrigo Ferreira.
A capacitação será concluída com a apresentação, no período da tarde, de palestra sobre Ferramentas Avançadas da Internet aplicadas ao Direito, realizada pelo diretor da Escola Superior, Daniel Nicory.
INTERIOR
Iniciando a capacitação também para os defensores do interior, o curso de Sistemas de Informação será oferecido na cidade de Vitória da Conquista, nos próximos dias 22 e 23, no laboratório de informática da Faculdade FAINOR. A programação é a mesma da Capital, com apresentações feitas pelo diretor da Esdep, pelo corregedor-geral e por uma profissional da CMO. Além de Conquista, defensores de Guanambi, Jequié e Itapetinga também serão capacitados - um total de 17 profissionais. O calendário prevê ainda a extensão da atividade para outras regionais, com data a ser definida. Ao final do treinamento, os defensores receberão certificado de participação no curso, cuja carga horária é de 12 horas.