COMUNICAÇÃO
Defensores Públicos baianos participam de Congresso Nacional em Mato Grosso do Sul
Durante quatro dias cerca de 50 defensores públicos baianos participaram do IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos, realizado em Campo Grande (MS). Com o tema "Defensoria Pública: Necessária ao Estado Democrático, imprescindível ao cidadão", o Congresso foi aberto na noite desta terça-feira (16) e segue até amanhã (19) com a presença de defensores públicos de todo Brasil e representantes da defensoria pública da Argentina, do Paraguai e do Chile. Promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e pela Associação Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul - ADEPMS, o evento tem como foco discutir temas direcionados a atuação do defensor público em defesa da sociedade e as inovações trazidas pela Lei Complementar nº 132.
O governador do Estado, presente na abertura, destacou a importância da Defensoria Pública no atendimento aos hipossuficientes. Um evento desta magnitude é de grande relevância para o Estado e reforça a necessidade de melhorias para a atuação da Defensoria Pública". O evento tem como público alvo defensores públicos de todo o Brasil, profissionais da área Jurídica, acadêmicos e estagiários de Direito e público interessado. Paralelamente ao Congresso acontecem as reuniões das Comissões do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais - Condege, presidido pela defensora Pública Geral do Estado da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira. "Esse evento é grande relevância, pois reúne em um só lugar defensores públicos de todo o Brasil para trocar experiência e discutir temas que fortalecem a atuação da Defensoria Pública no sistema de Justiça", pontuou Tereza Cristina.
Durante o evento estão sendo realizadas 14 reuniões temáticas, 11 painéis, concurso de teses e práticas exitosas, lançamento de livros e Mesas Redondas que contarão com os especialistas do Brasil e da América Latina. Entre os temas debatidos no evento estão "Direito Ambiental e a Defesa dos Grupos Vulneráveis"; "A judicialização e o papel da Defensoria Pública na efetivação de direitos"; "Atuação Extrajudicial dos Defensores Públicos. Participação em Conselhos, conscientização em Diretos e interlocução com a Sociedade civil"; "A Vulnerabilidade como Critério de Hipossuficiência";
Outros temas de discussão são a "Reforma do processo Civil"; "Prisões provisórias à luz dos princípios constitucionais"; "Defensoria Pública no Sistema Interamericano"; "Sistema Acusatório: Direitos e Garantias Processuais"; "Globalização Ética e Direito"; "Direito à Moradia Adequada" e "Execução penal e ressocialização".