COMUNICAÇÃO

Defensores públicos empossados participam de sorteio da CEPRO

16/10/2013 22:01 | Por

A Comissão de Estágio Probatório - CEPRO 01/2013, presidida pela corregedora geral, Carla Guenem de Fonseca Magalhães, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 16, para distribuir, por meio de sorteio, quem serão os avaliadores auxiliares da Corregedoria Geral da Defensoria Pública responsáveis pelo acompanhamento dos seis defensores públicos, empossados na segunda, 14, aprovados no último concurso, em 2010.

A reunião aconteceu na sede da Defensoria Pública, na Pituba, e contou com as presenças dos defensores públicos que integram a Comissão, Cristina Ulm Ferreira de Araújo, Cynara Peixoto Fernandes Isensee, Larissa Guanaes Mineiro de Macedo. O subcorregedor, José Brito, e o subdefensor público geral, Renato Amaral Elias, também compuseram a mesa de recepção aos novos defensores.

Depois da apresentação de um breve histórico sobre as atividades que desempenhavam antes de serem empossados como defensores públicos, Aline Espinheira da Costa Khoury, Bianca da Silva Alves, Danielle Fonseca Costa, Daiane Furtado Caldas Gonçalves, Manuel Portela Junior e Tâmara Cibele Nascimento de Castro ouviram dos avaliadores auxiliares um resumo sobre a área de atuação de cada um. Eles serão os responsáveis pelo acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos novos defensores, no triênio 2013/2016.

Para o subdefensor geral Renato Elias, o entusiasmo em receber os colegas que ingressam na Instituição é proporcional à vontade de ajudá-los no que for necessário. "Estamos aqui dispostos a ajudar no que for necessário, para auxiliar da melhor maneira possível", destacou. Renato Amaral ainda comentou que com o tempo eles vão ficando cada vez mais experiente e que as aflições vão desaparecendo.

De acordo com o regulamento da Instituição, o estágio probatório é um período de três anos, durante o qual o defensor público estará sujeito à avaliação dos requisitos necessários à sua confirmação na carreira. Ainda conforme a norma constituem requisitos necessários à estabilidade na carreira: o aproveitamento no curso de preparação; dedicação e fiel cumprimento das funções inerentes ao cargo; idoneidade moral; conduta, pública e particular, compatível com a dignidade da função; eficiência, pontualidade e assiduidade no desempenho de suas funções e presteza e segurança nas manifestações processuais.

Pelo sorteio, a distribuição dos defensores públicos para avaliação dos membros da Comissão ficou assim definida:

  • Aline Espinheira da costa Koury - Avaliadora: Cynara Peixoto Fernandes Isensee
  • Bianca da Silva Alves - Avaliadora: Larissa Guanaes Mineiro de Macedo
  • Danielle Fonseca Costa - Avaliadora: Cristina Ulm Ferreira Araújo
  • Diana Furtado Caldas Gonçalves - Avaliador: Wesclei Amicés Marques Pedreira
  • Manuel Portela Junior - Avaliador: Rafson Saraiva Ximenes
  • Tâmara Cibele Nascimento de Castro - Cynara Peixoto Fernandes Isensee