COMUNICAÇÃO
Defensores públicos gerais discutem estratégias de ação do Condege
O Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais reuniu dirigentes das defensorias de 25 estados e da União
O defensor público geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, participou da V Reunião Ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege, que aconteceu nessa sexta-feira, 29, em Aquiraz, Ceará. No encontro, que reuniu defensores-gerais de25 estados da Federação e da Defensoria Pública da União – DPU, a presidente do Condege, Andréa Coelho (CE), transmitiu o cargo ao defensor público geral do estado do Pará, Luís Carlos Portela, que ficará à frente do Condege durante o biênio 2015/ 2016.
Foram discutidos pelo Condege, dentre outros assuntos, a atuação da Defensoria Pública nos presídios federais de segurança máxima na fase de instrução nas ações penais em curso perante a Justiça Estadual; a indicação para compor grupo de trabalho do Ministério da Justiça/SRJ/SSP, sobre o tema assédio moral e sexual das profissionais de segurança pública; e a participação do Condege no Acordo de Cooperação da Comissão Nacional da Verdade Sobre Escravidão Negra no Brasil. Para o DPG da Bahia, as ações conjuntas das Defensorias Públicas fortalecem as instituições, tornando ainda mais efetivo o acesso à Justiça para a população no País.
Além de Luiz Carlos Portela como presidente, a nova diretoria do Condege tem agora como vice-presidente o defensor público geral do Estado de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto. O secretário geral da entidade é Ricardo Batista Sousa, defensor público geral do Distrito Federal, e o secretário geral adjunto, Rafael Vernaschi, DPG do Estado de São Paulo. A reunião também contou com a presença do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos –ANADEP, Joaquim Neto.
* Com Informações da Defensoria Pública do Estado do Ceará .