COMUNICAÇÃO

Defensores Públicos visitam delegacias de Salvador nesta sexta-feira

07/03/2014 13:46 | Por

A fim de verificar as principais ocorrências registradas até o momento nas delegacias de Salvador, equipes de defensores públicos da área penal começaram a visitar as unidades nesta sexta-feira, (28). Entre as delegacias visitadas estão a 1ª Delegacia dos Barris, Delegacia do Turista - Deltur, postos de abrigamento provisórios no circuito e Central de Flagrantes, na região do Iguatemi.

Na Central de Flagrantes, os defensores públicos Marcelo Borges e Rodrigo Assis conversaram com a delegada plantonista Marinalva Ribeiro da Silva. A unidade, que atende ocorrências de nove bairros de Salvador, havia registrado três casos do final da tarde de ontem (quinta-feira), até o início da manhã dessa sexta-feira (28). Depois de receberem o auto de flagrante, os presos dessa unidade são encaminhados para realizarem exame de corpo de delito e direcionados para a 1ª DP, localizada nos Barris.

Segundo o subcoordenador da Especializada do Crime e Execução Penal e um dos coordenadores do plantão do carnaval, Alan Roque de Araújo, o objetivo das itinerâncias nas unidades policiais é coletar dados e informações relacionadas ao período da festa a fim de verificar se as determinações legais referentes aos atos de prisão estão sendo cumpridas. Por lei, a Defensoria Pública deve ser informada, em até 24h, de todas as prisões ocorridas em flagrante para, se for o caso, oferecer assistência jurídica àqueles que não têm condições de constituírem advogado particular. Durante o plantão do carnaval, as ocorrências devem ser remetidas pelas delegacias à sede da Instituição, na Rua Pedro Lessa, 123, Canela.

A partir das 15h, novas equipes de defensores públicos visitarão outras unidades policiais. À noite, um relatório com dados de atendimentos e visitas realizadas durante todo o dia é produzido. Até o início da tarde, três casos ligados à área penal foram registrados pela Defensoria.