COMUNICAÇÃO
Defensoria acolhe jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
Na tarde desta quarta-feira, 16, nove adolescentes em conflito com a lei ganharam uma nova oportunidade de integração à sociedade. Em solenidade no auditório da Defensoria Pública do Estado, os jovens foram acolhidos como novos estagiários, uma iniciativa inédita voltada para o fortalecimento das medidas socioeducativasno estado.
A importância da iniciativa foi resumida pelo novo estagiário Everson de Oliveira Pereira. "Acho que com essa oportunidade, posso mostrar que posso fazer diferente. Espero que depois eu consiga outros trabalhos, fazer melhor". Além dele, Jeoseane Pinto, Edueslei Nunes, Gledson Pereira, Lucas Campos, Ruan Brandão, Reinan Santos, Rodrigo da Silva e Vanessa Nascimento foram contemplados na iniciativa. Todos são egressos da 2ª Vara da Infância e Juventude e estão regularmente matriculados no ensino médio.
O projeto é resultado de uma parceria com a Fundação Cidade Mãe. Segundo a presidente da instituição, Sidney Nely, atualmente outros 400 estudantes esperam por uma oportunidade semelhante. "Nós, os familiares e os jovens estamos muito satisfeitos com essa parceria, por sentir que a Defensoria abraçou a causa e acredita que estes jovens são futuros cidadãos que poderão construir uma sociedade melhor", afirmou.
A Defensoria Pública do Estado é a primeira instituição do poder jurídico a acolher jovens em cumprimento de medias sócio-educativas. A iniciativa foi proposta pelo defensor Antonio Cavalcanti, subcoordenador da Especializada da Criança e Adolescente. De acordo com o defensor, "O protagonismo da Defensoria é uma forma de estimular, mostrar às outras instituições que é possível implementar essas medidas", salientou.
A partir de janeiro, os jovens participam de um curso de capacitação antes de serem integrados à equipe da Defensoria. Durante a solenidade, a defensora pública geral, Tereza Cristina Ferreira, expressou o sentimento da instituição em acolher os novos estagiários. "Estamos de braços abertos, prontos para recebê-lo e ajudá-los nessa nova etapa. Agarrem esta chance como uma oportunidade única de construir uma nova cidadania", frisou.