COMUNICAÇÃO
Defensoria acompanha saída de detentas pelo indulto do Dia das Mães
Elas foram beneficiadas por preencherem os requisitos exigidos no decreto presidencial de 12 de abril de 2017
Quatro mulheres que estavam presas no Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, e tiveram direito ao indulto coletivo de Dia das Mães tiveram o acompanhamento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na saída da unidade prisional.
“A Defensoria Pública, em Vitória da Conquista, tem lutado pela formulação de pedidos coletivos, quando não for contrário à lei, e, desde a saída temporária, vem obtendo êxito perante o juízo da Execução Penal, o que beneficia de forma homogênea os condenados que cumprem pena na cidade”, disse o defensor público Marco Aurélio Campos, que é autor do pedido de concessão do indulto. A defensora pública Kaliany Gonzaga esteve presente no presídio na sexta-feira, 12, para acompanhar a saída das detentas beneficiadas.
E.D.N.*, E.A.S.*, J.R.A.* e V.B.S.* receberam o indulto por preencherem os requisitos exigidos no decreto presidencial de 12 de abril de 2017: não cometeram crimes com uso de violência ou grave ameaça, não eram condenadas ou respondiam por outro crime com violência ou grave ameaça, não foram punidas por falta grave.
E.D.N.* e V.B.S.* são mães de filhos menores de 12 anos, que estavam sob sua responsabilidade; E.A.S.* possui netos menores de 12 anos, sob sua responsabilidade e J.R.A.* foi condenada pelo §4º, do art. 33, da lei 11.343/06 (tráfico privilegiado), reconhecido em sentença, bem como sua pena foi menor do que 8 anos.
*Nomes abreviados para preservação da identidade