COMUNICAÇÃO
Defensoria adquire nova van para trabalho desenvolvido pelo Núcleo Pop Rua
Núcleo mantém equipe itinerante que atua em contato constante com moradores de rua e serviços públicos relacionados com esta população
Prestando assistência direta junto à população em situação de rua da capital baiana, o Núcleo Pop Rua da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA ganhou na tarde desta quinta-feira, 15, nova van para o desenvolvimento das atividades itinerantes de sua equipe.
A entrega simbólica das chaves do veículo foi feita pelo defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, na unidade da Defensoria no bairro do Canela.
“O trabalho do Pop Rua é um dos mais bonitos realizados pela Defensoria. Não por acaso, ele é reconhecido pela sociedade e pela população em situação de rua. Para nós da Defensoria, não basta fazer o trabalho em nossos gabinetes, precisamos ir onde a população vulnerável se encontra. Este é um equipamento importante para oferecer melhores condições às atividades que já vêm sendo desenvolvidas”, afirmou Rafson Ximenes.
Coordenadora do Núcleo Pop Rua, a defensora pública Fabiana Miranda explica que o Núcleo se esforça por realizar uma atuação de atenção integral que busque promover acesso à Justiça e aos direitos para a população em situação de rua.
“É uma equipe em itinerância constante em favor destas pessoas. Não seria possível fazer um trabalho de promoção de direitos humanos para elas sem uma equipe que atue permanentemente nas ruas. São pessoas muito vulneráveis que não tem recursos e conhecimentos para nos procurar, vir até aqui. O veículo serve, inclusive, para transportar as pessoas em situação de rua em momentos necessários”, destacou Fabiana Miranda.
A entrega da chaves do veículo, que possui bancos reclináveis e aparelho de TV, contou ainda com a presença da defensora pública e uma das coordenadoras da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, servidores e estagiários do Núcleo Pop Rua, além de outros servidores da unidade no Canela e assistidos pela Defensoria.
EQUIPE POP RUA
De caráter multidisciplinar, a equipe Pop Rua é formada por servidores e estagiários da Defensoria que atuam em contato direto com a população de rua do centro de Salvador. Além disso, realiza um monitoramento constante dos serviços públicos oferecidos pelas unidades que acolhem essas pessoas, e dos três centros de assistência social especializados em população de rua mantidos pela prefeitura.
Analista jurídico que atua na equipe itinerante do Núcleo Pop Rua, Lucas Sampaio explica como funciona o trabalho da equipe. “Nós fazemos uma itinerância constante em determinados pontos, como a praça da Piedade. Vamos para lá realizar uma escuta atenta, não invasiva, qualificada, para entender o que levou cada pessoa a estar em situação de rua e quais são as violações de direitos que existem nestas histórias. Daí fazemos os encaminhamentos. Judicializamos o que não pode deixar de ser judicializado, mas procuramos resolver muito pela via extrajudicial também”, comenta.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pelo projeto Axé em parceria com a Universidade Federal da Bahia – UFBA, com o Movimento Nacional da População Rua e com a DPE/BA, há em Salvador entre 14 a 17 mil moradores de rua sendo que mais de 85% destas pessoas se encontram nas ruas por questões ligadas a condições econômicas. O estudo, realizado por amostragem de mais de 1.400 pessoas, foi nomeado de “Caracterização das Situações de Violações de Direitos: Mapeamento e Contagem da População em Situação de Rua na Cidade do Salvador”.