COMUNICAÇÃO

Defensoria altera horário de funcionamento em dias de jogos da seleção feminina de futebol

17/06/2019 17:41 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

A medida é para assegurar a igualdade de gênero e estimular a valorização das mulheres nos esportes

Para torcer pela seleção brasileira durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que está passando pela primeira vez na tv aberta, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA resolveu suspender o expediente durante os horários dos jogos.

No jogo contra a Itália, na próxima terça-feira, 18 de junho, funcionará até às 15h. Também haverá mudanças no horário do expediente caso a seleção seja classificada para as fases finais.

A medida é pioneira na Instituição e foi proposta pela coordenação da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA para assegurar a isonomia constitucional em relação à igualdade de gênero e para estimular a valorização das mulheres nos esportes. Em 2018, a Defensoria também suspendeu o expediente para que o corpo funcional pudesse acompanhar as partidas durante a Copa do Mundo de futebol masculino.

“O esporte, em suas várias modalidades,  tem contribuído com a inclusão, sendo tradição brasileira a promoção de torcida para o futebol masculino durante o período de Copa do Mundo, o que justifica, neste aspecto, extensão e estímulo, também, para o fomento da torcida para o futebol feminino“, comentou o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.

Para a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, é imperiosa a valorização do futebol feminino como forma de enfrentamento à cultura machista e patriarcal e a medida da Defensoria serve de exemplo para os cidadãos e para as instituições públicas e privadas.

“É indispensável que haja posicionamentos a favor da igualdade de tratamento dispensada aos jogos da seleção brasileira masculina. Precisamos acabar com essa ideia de que futebol é coisa de homem. Quando o esporte feminino ganha visibilidade, já é uma forma de se começar a dissipar esse preconceito”, destacou Lívia.