COMUNICAÇÃO
Defensoria atende população de Pernambués para esclarecer sobre usucapião
Com o objetivo de realizar o atendimento referente a usucapião no bairro de Pernambués, o Núcleo Fundiário da Defensoria Pública promoveu o atendimento coletivo no último dia 15, das 9h as 16h. Durante a atividade, os moradores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e serem encaminhados para entrar com ações de usucapião e regularização da escritura de suas casas. O atendimento foi realizado no Centro Social Urbano de Pernambués, pela defensora pública Fabiana Almeida Miranda, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, e de servidores da instituição.
O morador Paulo Alvez Moreira, de 57 anos, soube do atendimento da Defensoria Pública através da rádio comunitária e, apesar de morar no seu imóvel há 35 anos, não há regularização. "Moro na minha residência há 35 anos e não havia regularizado. Ao saber da presença de defensores aqui, vim procurar saber como poderia entrar com a ação para ter a escritura da minha casa, antes que haja qualquer tipo de problema. Se a Defensoria não viesse ate aqui, acho que nunca iria procurar ajuda indo até ela", afirmou Paulo.
De acordo com o representante dos moradores do bairro, Manoel Messias Moura Silva, a comunidade tem esta necessidade de atendimento jurídico, devido à falta de regularização dos seus imóveis, pois estão inseguras, temerosas de que possam ser expulsas. "A Defensoria na comunidade ajuda os moradores a obterem esclarecimento ou entrar na justiça a fim de regularizar seu imóvel e evitar qualquer problema de despejo no futuro", completou Manoel.
A defensora Fabiana relata que os moradores estão temerosos quanto a novos empreendimentos imobiliários que estão sendo realizados em Pernambués e têm receios que estas grandes empresas queiram expulsa-los do local onde eles moram há anos. "O trabalho realizado pela Defensoria aqui é garantir que estas pessoas não serão retiradas de sua moradia e que os imóveis sejam regularizados", concluiu a defensora.