COMUNICAÇÃO
Defensoria atua em parceria com Núcleo LGBT da Bahia
A defensora pública Fabiana Miranda participou, na última sexta-feira (2), de reunião entre representantes do Hospital das Clínicas (HC), do Núcleo LGBT do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e do Conselho Estadual de Direitos Humanos, além de membros do Fórum LGBT. Na ocasião, foi solicitada à direção do HC a criação de um protocolo de atendimento, tratamento, acompanhamento e intervenção cirúrgica para o caso de mudança de sexo.
De acordo com a defensora que atua na área de Direitos Humanos, a Defensoria participou reforçando a necessidade da criação do protocolo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fabiana Miranda ressalta que o acompanhamento desses pacientes deve ser feito através de uma equipe multidisciplinar, que deve incluir, entre os especialistas, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões e ginecologistas.
O conselheiro do Fórum LGBT, Renildo Barbosa, garante que mais de cem pessoas já se candidataram à operação, que vem sendo realizada em Fortaleza e São Paulo. O diretor do Hospital das Clínicas, Hugo Ribeiro, afirma que, nesse momento, a unidade hospitalar passa por uma reforma física nas dependências, para que seja disponibilizado um espaço especial, onde os pacientes se sentirão mais acolhidos. No próximo dia 2 de abril, a equipe do HC deve apresentar uma proposta para consolidar a demanda